O basco é um detalhe incrivelmente romântico que pode transformar até o modelo mais simples de saia, vestido, blusa e até uma jaqueta ou casaco!
Inicialmente, o basco era exclusivamente um elemento do traje masculino da Europa medieval. Na Rússia, o basco como elemento de roupas femininas apareceu apenas no início do século 18 nos modelos de estilo europeu. Mais tarde, ganhou grande popularidade e simbolizou pertencer à classe burguesa. O basco também faz parte do traje nacional basco.
Cristobal Balenciaga
O basco moderno deve sua incrível popularidade ao maior mestre da modelagem arquitetônica, o costureiro francês, o espanhol, natural de uma pequena vila na costa basca - Cristobal Balenciaga.
colette-1950 Cristobal Balenciaga; foto: alaintruong.com
Na década de 1950 Pela primeira vez em sua coleção, ele apresentou jaquetas com peplum e costas volumosas. Posteriormente, Balenciaga fez dele o elemento principal da maioria de suas coleções.
Mais tarde, o próprio Christian Dior emprestou esse detalhe romântico por suas inimitáveis criações de design. Seu famoso casaco "bar" ainda não sai das coleções da grife, e cada vez aparece diante de nós em uma nova versão.
Eu sou uma lenda: jaqueta cardigan Dior
Então, o que exatamente é um basco?
Na verdade, isso é apenas uma tira de tecido, cuja tarefa inicial era enfatizar a cintura esticada no espartilho.
Como regra, um basco, como um detalhe independente ou decorativo, é costurado ao longo da linha da cintura para uma jaqueta, blusa, blusa, vestido e até um casaco. Na parte superior da saia, e às vezes até nas calças. Como resultado de uma técnica tão simples, a silhueta aumenta visualmente e a cintura fica mais estreita.
Como costurar um top peplum
Vestido bainha de uma peça com peplum faça você mesmo
Como costurar um top peplum
Os bascos vêm em formas e tamanhos completamente diferentes. Não há restrições quanto à escolha do tecido a partir do qual você pode costurar bascos ou um modelo com bascos. Costurar um basco é muito simples:
Como costurar um basco em um produto
Os bascos são:
Limitar
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Largo
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Mesmo que a filmagem do tecido para o peplum seja menor do que o indicado, você pode desviar um pouco das instruções, pegar a peça em um comprimento menor ou fazer o peplum compósito cortando-o de várias partes.
Como costurar uma blusa peplum se não houver tecido suficiente
Assimétrico
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Além disso, você pode decorar o produto acabado com esse basco, tornando-o uma peça removível ou costurada no produto:
Como costurar um peplum assimétrico com suas próprias mãos
Sob medida de forma reta e oblíqua
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- 1
- 2
- 3
- 4
Arquitetura e pregas
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Dúvidas sobre se o modelo é adequado para você com os bascos ou não, nosso artigo que revela todos os segredos desse detalhe romântico:
Como e com o que vestir um peplum?
Se você gosta de alterações, então, com a ajuda dos bascos, você pode transformar uma camisa de saco cheio:
Como costurar um novo pulôver basco de uma camisa velha