Mesmo que você nunca tenha costurado peles artificiais, nossas dicas ajudarão a evitar vários problemas e você aprenderá a trabalhar com esse material difícil.
Todas as nuances que encontrei ao costurar peles artificiais, apenas à primeira vista, acabaram sendo difíceis. Existe uma solução para qualquer situação. E, neste caso, a emoção é grande e deve ceder.
Pele artificial
Na maioria das vezes, peles artificiais são feitas de matérias-primas sintéticas em uma base de malha.
Hoje, à venda, você pode encontrar peles artificiais em algodão, viscose e até tecido de seda.
O pêlo é com uma soneca curta e longa, bem como pele artificial de carneiro e astracã.
O nível de tecnologia é tão alto que alguns representantes de peles artificiais duplicam a natureza com tanta precisão que você não entende à primeira vista que tem uma imitação. Especialmente peles artificiais de qualidade ostentam a marca Tissavel.
Padronizar
Escolha modelos simples com um mínimo de detalhes. É mais fácil trabalhar com padrões de corte reto e silhuetas superdimensionadas, com um colar de pé ou sem colar.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Mais vendidos
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Se você deseja costurar um modelo com lapelas, escolha padrões de modelos com um colar de abertura.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Mais vendidos
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Layout do produto
Antes de prosseguir com o corte de peças feitas de pele artificial, é necessário costurar o modelo do produto. Este é um pré-requisito para trabalhar com peles artificiais. Como se você cortar o produto imediatamente, será extremamente difícil fazer ajustes. E o layout ajudará a corrigir todas as imprecisões, ajustar o modelo na figura e, possivelmente, substituir um padrão por outro.
O que é uma sonda de produto e por que costurá-la
Direção da pilha
Itens de peles artificiais, como regra, são cortados apenas na direção da pilha.
A direção da pilha pode ser determinada da seguinte maneira:
com as pontas dos dedos, desenhe ao longo da superfície do pêlo falso, se o pêlo se esticar suavemente, o que significa que você passou a mão na direção da pilha, se as fibras resistem e incham, depois contra a pilha.
O produto acabado da pilha de peles artificiais deve ser direcionado de cima para baixo.
Corte e marcação
O pêlo é disposto em uma camada, com o lado errado para cima.
Todos os detalhes do produto de peles artificiais são cortados exatamente em uma direção. A direção do lobar coincide com a direção da pilha.
Por conveniência, emparelhe as peças emparelhadas no papel vegetal em uma imagem espelhada.
Em um padrão de papel de peças não emparelhadas ou assimétricas, certifique-se de indicar os lados frontal e errado, para não confundir.
Para marcar detalhes, é adequado o giz ou o marcador do alfaiate no tecido. Além disso, você pode cortar todas as peças com as mesmas permissões usando uma régua especial para permissões.
O corte das peças é realizado com uma faca de corte circular, um bisturi ou uma lâmina de barbear de segurança, bem como uma tesoura de alfaiate e apenas no lado errado. Nesse caso, apenas a base tecida é cortada, sem danificar o próprio pêlo, para manter a pilha inteira.
Após o corte, é necessário percorrer as seções das peças com um pincel ou coletar cuidadosamente as vilosidades aparadas à mão. Ou use o truque de vida da nossa master class:
Como cortar peles artificiais e evitar friabilidade
Subsídios
Para todas as seções, deixe aberturas de 2 cm, na parte inferior do produto e nas mangas - 4 cm.
Se o casaco de pele não estiver ajustado, o subsídio de estoque na placa pode ser deixado, como em outras seções, 2 cm e tratado com um forro com um leve rolo de pêlo no forro. Ou com permissões de 3-4 cm para formar uma abordagem de pêlo a bordo de 2-3 cm.
Como fazer uma costura com uma borda de transição
Resina
Para tecidos de forro de pele sintética feitos com densidade média de viscose, opacos são ideais.
Qual forro a escolher, liso ou com padrão jacquard, é apenas uma questão de gosto.
Subboard
Padrões de modelos com seleção: faz sentido escolher apenas se você vai costurar uma camada de pêlo fino e fino, com uma pilha curta e não muito densa.
Agulhas e linha
Para peles artificiais em uma base de malha, as agulhas de tricô são adequadas, para uma base regular - agulhas de microtex ou agulhas universais nº 80 a 90.
Os fios são de algodão ou sintéticos de alta qualidade.
Decodificação e OMC
Peles artificiais não requerem decantação e OMC. Além disso, qualquer um desses procedimentos pode estragar a pele do falso completamente e de forma irrevogável! Na última foto, é claramente visível que a superfície, a aparência e a estrutura do pêlo mudaram, as vilosidades parecem chamuscadas, amontoadas.
Mas se for necessário passar a ferro, por exemplo, para eliminar vincos, faça-o com competência: com um ferro levemente aquecido, com a função de vapor desligada, apenas no lado errado, com pouca pressão e em um substrato macio, que pode servir como uma aba desnecessária do mesmo pêlo.
E lembre-se da regra principal: antes de passar, não deixe de experimentar um pedaço desnecessário de peles artificiais!
Duplicar ou não?
Do modo habitual, nomeadamente com materiais adesivos, o pelo artificial não pode ser duplicado. Se a base do pêlo for fina, plástica e não se prender bem à malha, para dar estabilidade à forma dos detalhes individuais e do produto como um todo, eles poderão ser duplicados manualmente com materiais não frios.
Reforço articular
Para fortalecer o ombro, as costuras laterais, a linha das cavas e o decote, use uma fita kiper de algodão que deve ser costurada ao longo da linha de costura marcada, com aproximadamente 1 a 2 mm se aproximando.
Como costurar e costurar peças de tecidos a granel
Como e com que detalhes
É melhor usar clipes especiais ou alfinetes de retalhos longos para tricotar peças de peles artificiais. A escolha depende unicamente do tipo de pêlo falso, sua espessura, comprimento e densidade da pilha, bem como a base do pêlo.
Durante o tricô e a costura de peças de pêlo falso, é necessário que as vilosidades sejam cuidadosamente travadas com uma agulha daninha ou uma agulha de tricô.
Costuras planas
A maneira mais fácil de tornar as costuras achatadas é cortar a pilha das abas e enfiar cada aba manualmente na base com uma costura cega ou de cabra.
Se a pilha for curta ou você costurar com pelo artificial de astracã, dê preferência a uma costura decorativa de cabra; em outros casos, use uma costura cega.
Lembre-se de que esta etapa do trabalho manual exigirá paciência máxima e muito tempo para concluir.
Na parte da frente e de trás, remova cuidadosamente as fibras de pelo que caíram na costura usando uma agulha grande. E caminhe levemente ao longo da costura com uma escova macia ou um pente redondo com uma pilha dura natural.
Como costurar uma manga
Nos modelos de modelos em que a crista da manga não requer montagem, seu comprimento coincide com o comprimento da cava. Mas, como o pêlo tem um volume, ao varrer as peças, você pode encontrar o fato de que o olho da manga vai excitar levemente.
Você pode neutralizar esse efeito frequentemente lascando as peças na costura, preenchendo as vilosidades na costura.
Casaco de "Cheburashka": costuramos peles artificiais nos padrões Burda
Casaco de peles
Se você planeja costurar um casaco de pele quente, ajuste-o para um trabalho mais zeloso e mais longo.
Como peles artificiais não diferem nas propriedades de economia de calor, elas precisam ser "enxertadas" por si próprias. Ou seja, duplicar manualmente a chita todos os detalhes de um casaco de pele. Além disso, escolha um isolamento adequado, colando-o com um pano de forro, recorte os detalhes e costure o forro isolado. Ou compre um tecido de forro acolchoado pronto.
Autor da master class e foto: Julia Dekanova