Criação

Água pura

Pin
Send
Share
Send

Preciso filtrar a água da torneira? Claro! Somente de que maneira? Para que não seja apenas limpo, mas também útil.

Os filtros modernos usam várias tecnologias de limpeza que eliminam impurezas nocivas, como compostos de cloro, metais pesados, vírus, bactérias e também amolecem e até mineralizam a água. Há uma variedade de modelos para escolher, dos quais dependem não apenas os custos de aquisição e instalação do dispositivo, mas também as propriedades e o sabor da água.

Jarro Miracle

A maneira mais simples de proteger você e seus entes queridos das consequências de beber água de baixa qualidade é usar um jarro de filtro. Este dispositivo simples não requer instalação, cuidados especiais e não ocupa muito espaço. Por design, todos os jarros de filtro são semelhantes e familiares: a água da torneira passa pelo cartucho do filtro e flui gradualmente para o jarro. Os modelos diferem em tamanho, recursos dos cartuchos de filtro e volume de água filtrada. Tanques com divisões são convenientes para usar como copo de medição. Modelos separados permitem derramar água sem esperar até que tudo seja limpo. Jarros planos projetados para serem colocados na porta da geladeira permitem o resfriamento da água purificada. Como regra, é usado carvão ativado por sorvente, resinas de troca iônica e outros componentes para purificar a água.Esse filtro evita a formação de calcário, característica da água dura, e pode reter o cloro. Os filtros modernos usam fibra de troca iônica aqualen, que pode reter até metais pesados. Às vezes, outro cartucho é adicionado ao kit com um jarro; todos os subsequentes precisam ser comprados, pois precisam ser substituídos aproximadamente uma vez por mês. O indicador - calendário mecânico ou eletrônico lembrará a data da substituição.

Filtros de fluxo

A água pura é agradável e útil para beber e, é claro, usada para cozinhar: realmente tem um efeito benéfico no sabor dos pratos, sem mencionar o chá ou o café. Se você preferir usar apenas água purificada na cozinha, dê uma olhada nos filtros de fluxo. A variedade de opções é impressionante: desde bicos em miniatura na torneira até sistemas de tratamento de água em grande escala na versão "sob a pia". Os bicos compactos costumam ter um desempenho mais modesto - a água flui em uma corrente fina. O dispositivo de mesa pode ser colocado ao lado da pia e pode ser conectado diretamente diretamente à torneira. Esse dispositivo é adequado para uma família pequena com um fluxo de água não muito intenso. O princípio de operação, de fato, é semelhante ao usado nos jarros de filtro: um cartucho substituível (geralmente usando carvão de coco) purifica a água. Ao mesmo tempo, a taxa de filtração é de cerca de 1,5 litros por minuto. Os filtros completos que realizam o tratamento de água em vários estágios geralmente são projetados para serem colocados embaixo da pia. Os frascos e tubos estão escondidos e não ocupam espaço na mesa, e uma torneira limpa para água limpa adorna a pia.Em apartamentos urbanos, são relevantes modelos que podem purificar a água da torneira de cloro, metais pesados ​​e derivados de petróleo e, fora da cidade, pode ser necessária proteção contra contaminação bacteriana.

Ao escolher um purificador de água com fluxo, preste atenção ao seu desempenho, bem como à pressão de trabalho no fornecimento de água: cada dispositivo é projetado para uma certa pressão mínima e máxima (em atmosferas). Todos os elementos filtrantes dos canais de fluxo são substituíveis. Recurso padrão - até um ano sem substituição. Existem modelos com a possibilidade de limpeza independente (regeneração) de filtros - você pode economizar em consumíveis.

Sistemas de vários estágios

Para ter sempre um suprimento de água potável na casa com qualidade inferior à água engarrafada, você precisará de um sistema de tratamento integrado com base na tecnologia de osmose reversa. Em poucas palavras, este é um método de filtragem quando uma corrente sob pressão passa através de uma membrana especial que passa apenas por moléculas de água e retém completamente as substâncias dissolvidas. Como no caso de uma passagem, o próprio filtro é instalado sob a pia e uma torneira separada para água potável é exibida na superfície. Mas há diferenças no design: os filtros de osmose reversa são equipados com um tanque de armazenamento no qual a água purificada é coletada. Um sistema de vários estágios atrasa todas as impurezas nocivas, remove completamente bactérias e vírus, nitratos e nitritos, sais de dureza etc. O uso de um purificador de água é simples e conveniente, e se os modelos tradicionais tivessem dimensões bastante impressionantes devido ao tamanho do tanque de armazenamento, os novos itens se tornariam mais compactos .A única limitação: o desempenho da unidade depende do nível de pressão da água no suprimento de água, que deve ser constante e não inferior ao valor limite determinado pelo fabricante do purificador de água.

O artigo foi publicado nos materiais da revista "Good conselhos" 10/2013

Texto: Olga Adaeva. Foto: PR

Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send