Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Por trás desse termo em inglês, não é apenas uma das tendências do mundo da moda, mas um fenômeno muito mais complexo que se fala com mais e mais frequência.
Como isso acontece com frequência, não há tradução adequada da conhecida frase vestido para o russo. Mas, talvez, não pecaremos muito contra a verdade se dermos uma versão aproximada dela: “um guarda-roupa de uma mulher forte” ou “um estilo de vestir que demonstre força”.O que é vestir com força?
A palavra "poder", incorporada neste termo, indica claramente que estamos falando de poder, posições de liderança, política, e isso é verdade.
Foto: Yves Saint Laurent
O power dress foi discutido pela primeira vez nos anos 70-80 do século passado, quando foram publicados os livros de John Molloy “Clothing for Success” e “Women: Clothing for Success”, nos quais o autor propôs o conceito de orientação de gênero de um código de vestimenta profissional.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Mais vendidos
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
O principal público-alvo de Molloy era uma camada completamente nova de jovens ambiciosas que começaram a ocupar posições nas esferas tradicionalmente masculinas. Foi para eles que o autor propôs uma espécie de “uniforme”, um estilo de vestir que os ajudaria a alcançar respeito e autoridade no local de trabalho.
Foto: Burda 1989, 1987
Esse código de vestimenta era uma espécie de repensar o guarda-roupa dos homens de negócios conservador e incluía ternos de calças indistinguíveis de jaquetas masculinas com ombreiras, gola alta, mas ao mesmo tempo atribuía um papel especial a uma saia de comprimento médio. Em certo sentido, podemos dizer que a parte superior do guarda-roupa procurou eliminar a menor sugestão de uma forma feminina, o peito foi deliberadamente nivelado por tamanho grande, mas a saia foi projetada para lembrar o sexo, sem transformar o poder de vestir em um unissexo indefinido.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Foto: Armani
Além disso, Molloy incluiu acessórios femininos no "guarda-roupa da mulher forte", embora as estampas florais e florais não fossem muito bem-vindas - em vez disso, eles deveriam escolher bolinhas, listras ou um pé de ganso.Quanto ao esquema de cores, como seria de esperar, a lista de favoritos incluía tons frios neutros: azul, preto, cinza, cáqui e similares.
Coco novamente
Foto: ChanelBem, é claro, o onisciente John Molloy não era um pioneiro, ele apenas captou o que Coco Chanel não tinha claramente menos articulado diante dele nos anos vinte! Basta lembrar seu terno de saia, que consiste em uma saia midi estreita e uma jaqueta sem gola - esta é a verdadeira personificação do poder vestir, combinando as características do guarda-roupa de um homem e a feminilidade contida, ideal para um estilo de negócios.Foto: Chanel
Segundo os historiadores da moda, uma roupa da Chanel desempenhava a mesma função que o vestuário de poder tem hoje: permitiu que as mulheres desfeminassem sua imagem na luta pela igualdade profissional com os homens.
Poder vestir hoje
Todos conhecemos muito mais ícones de estilo do que vestir à primeira vista: Jacqueline Kennedy, Margaret Thatcher, Michelle Obama, Hillary Clinton, Angela Merkel, Brigitte Macron e muitas outras! Eles não apenas incorporam todas as principais características do "estilo imperioso" em seu guarda-roupa, mas também definem tendências - por exemplo, a louca popularidade do ano passado da cor carmesim "Grenadines" não teria acontecido se não fosse pelas mulheres políticas, em particular a mesma Hillary Clinton, mais uma vez tornou o vermelho ativo um símbolo de energia e mudanças futuras.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
No entanto, se você se afasta da política, hoje em dia uma mulher comum não precisa vestir um terno de calça disforme, apenas para que os colegas se dignem a levar a sério suas qualidades nos negócios. O código de vestuário dos negócios absorveu a feminilidade no sentido amplo da palavra, mas ao mesmo tempo o poder de vestir tem sido e continua sendo uma tendência muito popular - não como a única chance de se expressar, mas como uma escolha consciente em favor da neutralidade dos negócios no melhor sentido da palavra.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send