Criação

O que é cistite e como lidar com isso: medidas preventivas comprovadas

Pin
Send
Share
Send

Cistite da bexiga ou inflamação é um problema comum. Ocorre em 25-30% das mulheres. E isso é apenas estatísticas oficiais.

De fato, a cistite é mais freqüentemente afetada, mas muitos não procuram o médico e tentam tratá-la por conta própria.

A cistite ocorre por várias razões, mas a mais comum é Escherichia coli Escherichia coli. Ela vive no reto de cada pessoa e pode entrar na bexiga através da uretra. Na bexiga, as bactérias aderem às células da mucosa, vivem às suas custas e se multiplicam. As células da mucosa morrem, ocorre inflamação.
O sistema imunológico deve proteger o corpo contra bactérias invasoras, mas esse nem sempre é o caso. As mulheres podem ser consideradas especialmente "infelizes": elas representam 80% dos pacientes diagnosticados com cistite.

Por que as mulheres estão doentes com mais frequência?

1. Anatomia feminina

Nas mulheres, a uretra é larga e curta, localizada mais perto do ânus do que nos homens. Isso significa que as infecções são muito mais fáceis de entrar na uretra.

2. Violação das regras de higiene pessoal

Na maioria das vezes, as bactérias entram na uretra pelo ânus ou pela vagina. Isso pode acontecer depois do sexo. A segunda razão é a não observância das regras de higiene pessoal, que incluem não apenas a lavagem regular, mas também a substituição oportuna de tampões e absorventes, limpeza completa após o banheiro (você precisa limpar da frente para trás e não vice-versa).
As mulheres propensas à cistite dizem que a exacerbação pode ocorrer após uma única visita a um banheiro público ou depois de passar a noite em uma barraca na natureza, onde é difícil com a higiene pessoal.

3. Sub-resfriamento

Uma queda brusca de temperatura, mesmo por pouco tempo, é uma inibição da imunidade, e qualquer infecção "adormecida" no corpo pode "tirar proveito" dessa situação. Após a hipotermia, a cistite quase sempre ocorre em mulheres que já tiveram dor, por isso é especialmente importante que elas se vistam calorosamente e tenham cuidado.

4. Visitas raras ao banheiro

Se você raramente vai ao banheiro, as bactérias se acumulam na bexiga junto com a urina. Quanto mais tempo a urina estiver na urina, mais fácil será para as bactérias ganharem um ponto de apoio nas paredes da bexiga e começarem a destruí-las. Sabe-se que as mulheres vão ao banheiro com menos frequência, porque o volume da bexiga feminina é maior que o masculino. Esta é outra razão pela qual a cistite é principalmente uma "doença feminina".

Primeiros sinais

Você provavelmente tem cistite se:

- quando vai ao banheiro, cãibras e dor, especialmente no final da micção,
- a micção é frequente, às vezes ocorre a cada 10-15 minutos,
- pouca urina sai de cada vez,
- você sente desconforto na parte suprapúbica,
- urina com odor pungente, nublado, às vezes com uma mistura de sangue.
Se você conhece pelo menos um desses sintomas, deve cuidar não apenas do tratamento, mas também da prevenção da cistite. Depois de tomar antibióticos, você não pode garantir sua recuperação para sempre.

O que fazer para que a cistite não retorne

Prevenção de cistite - essas são as medidas que devem ser tomadas após o tratamento para evitar que você tome antibióticos no segundo turno.
Prevenção de cistite é bastante simples. Mais importante, lembre-se sempre e não crie condições adequadas para a infecção.

1. Beba mais líquidos

Todos devem beber pelo menos 2 litros de água por dia, e isso não inclui chá, café, sucos e outras coisas. Beber bastante líquido significa ir ao banheiro com mais frequência e liberar a infecção da bexiga.

2. Não esfrie demais

Todo mundo sabe que você não pode congelar e sentar no frio. Mas o pico da cistite ainda ocorre no outono e inverno.E mesmo que a hipotermia não se torne uma causa direta de recidiva da cistite, ela leva a um resfriado. Um resfriado reduz a imunidade e o agente causador da cistite infecciosa obtém total liberdade de ação. Portanto - aqueça-se.

3. Observe uma boa higiene

Evite situações em que a infecção possa entrar na uretra pela vagina ou pelo reto. Troque lençóis e almofadas com o tempo, lave regularmente. Após a relação sexual, mesmo que você tenha usado preservativo, é recomendável ir ao banheiro e urinar: a urina lavará as bactérias que poderiam passar da vagina para a uretra.

4. Treine seus músculos íntimos

A estase sanguínea nos órgãos pélvicos é outra causa de cistite. A circulação sanguínea normal para a parede da bexiga é necessária para que as células sanguíneas imunes destruam mais ativamente a infecção e "removem" as células mortas devido a inflamação.
Você não gastará muito tempo cobrando. Além disso, isso pode ser feito no trabalho ou no transporte - invisivelmente para os outros. A essência do exercício se resume à tensão e relaxamento alternados dos músculos da pelve e da vagina.

5. Após situações que provocam cistite, aceite Cistênio

Se você ainda estiver com frio ou não conseguir entrar no banheiro feminino por um longo tempo, ou se houver outro motivo para causar cistite, beba uma bebida com alto teor de cranberries e uva-ursina. Eles também foram usados ​​por nossas avós para cistite. Mas em condições urbanas é difícil preparar uma decocção ou bebida de frutas, e calcular a dosagem correta é ainda mais difícil.
Portanto, preste atenção ao medicamento Cistênio, criado para prevenir a cistite. Contém extratos de cranberry e bearberry, além de vitamina C. As matérias-primas para o cistênio são compradas na França e as substâncias ativas são usadas em dosagens eficazes.

Como funciona o cistênio?

O cistênio é uma defesa tripla contra a inflamação da bexiga.
- O extrato de cranberry contém proantocianidinas, que impedem que as bactérias ganhem posição na mucosa da bexiga. As bactérias não podem comer e se multiplicar e, portanto, não causam inflamação.
- O extrato de uva-ursina tem um efeito prejudicial sobre as bactérias e um efeito diurético para remover a infecção do corpo.
- A vitamina C cria um ambiente ácido que é desfavorável para a vida das bactérias e também ajuda os tecidos a se recuperarem mais rapidamente após a inflamação.
O cistênio está disponível na forma de saqueta. Para prevenir a cistite, basta tomá-la 1-2 vezes ao dia. Apenas despeje o conteúdo da bolsa em um copo e dilua com água. Tome uma bebida com sabor a frutos silvestres.
Recomenda-se tomar cistênio para evitar recaídas de cistite ou para prevenção planejada no outono e inverno. Neste último caso, o horário ideal de admissão é à noite. Durante o sono, a congestão urinária é geralmente a mais longa e as bactérias se multiplicam mais intensamente. Um saco de cistênio à noite impedirá o desenvolvimento de cistite. E se você tiver disciplina suficiente para um curso mensal de admissão, a cistite "esquecerá o caminho" para o seu corpo por um longo tempo.


Pin
Send
Share
Send