Cores brilhantes, caminhadas e medicina oriental geralmente afetam nossa saúde melhor do que qualquer pílula.
A medicina moderna avançou muito, revelando os segredos de uma grande variedade de doenças, mas as pessoas continuam a recorrer a métodos alternativos de tratamento, muitos dos quais são conhecidos desde os tempos antigos.
Acupuntura, ou acupuntura, praticado na medicina oriental há mais de 2,5 mil anos. Segundo a lenda, esse método foi descoberto por acaso. O camponês chinês, trabalhando no campo, acidentalmente espetou sua perna. Então ele se livrou de uma dor de cabeça que o atormentou por muitos anos. Então, as pessoas aprenderam que existe uma conexão estreita entre órgãos internos e pontos biologicamente ativos em nosso corpo. Cada um de nós tem mais de mil pontos desse tipo, mas cerca de 200 são usados para tratamento.De acordo com a medicina tradicional chinesa, uma agulha colocada no lugar certo normaliza nossa bioenergia, restaurando a circulação correta de vitalidade através dos canais de energia (chakras). A ação mecânica em certos pontos normaliza o estado funcional dos órgãos internos. Este método foi utilizado com sucesso no tratamento de enxaqueca, distonia, insônia, obesidade, fadiga crônica e no alívio de dores nas articulações. Também ajuda a se livrar das rugas, inchaço, melhora a circulação sanguínea.
Geralmente em uma sessão estimula de 2 a 8 pontos.O médico introduz, mais precisamente, torce habilmente as agulhas em um determinado ângulo até a profundidade desejada e sai por 20 a 30 minutos. O procedimento é indolor: as injeções quase não são sentidas, porque as agulhas são muito finas. Para alcançar o efeito, via de regra, 1-2 sessões por semana são suficientes. O número total de sessões depende da nomeação do médico.
Gorjeta: durante um curso de acupuntura, evite privação do sono e excesso de trabalho. O álcool também é proibido! Essas medidas ajudarão a prevenir complicações. Lembre-se de que este método tem contra-indicações médicas: tumores, exacerbação de doenças crônicas, processos inflamatórios agudos.
A pé de doença? Por que não! O mundo inteiro é tão saudável. A expectativa de vida dos japoneses aumentou em 15 a 20 anos, e a incidência diminuiu significativamente depois que o Ministério da Saúde local ordenou que cada morador da Terra do Sol Nascente adquirisse um pedômetro para tomar 10 mil passos diários. Na Finlândia, onde o clima é frio e úmido, com bronquite e artrite crônica, a população é levada andar nórdico - com gravetos, mas sem esquis e em qualquer época do ano, e não apenas no inverno. Graças a essas caminhadas, é possível melhorar o sistema respiratório, fortalecer o coração, normalizar a pressão e melhorar a condição das articulações problemáticas. Bem, na Europa o chamado bar run: primeiro, durante cerca de cinco minutos a um ritmo acelerado, depois corra por um minuto e, em seguida, novamente avance. Gradualmente, o tempo de caminhada é reduzido e a corrida aumenta.Para aqueles que começaram a correr de manhã, é melhor não criar um sistema!
Gorjeta: Qualquer que seja o tipo de atividade física que você escolher, siga os princípios básicos cinesioterapia - tratamento com movimento: aulas regulares, aumento gradual do estresse e ausência de dor durante o treinamento. Lembre-se de que a atividade física mínima necessária para a saúde é de 40 minutos por dia, 3-4 vezes por semana.
Terapia de cores
Os cientistas notaram que certas cores afetam nosso bem-estar de maneira diferente. A parte de longo comprimento de onda do espectro da luz (vermelho, laranja e amarelo) excita e estimula o corpo, as ondas curtas (azul, azul, violeta) acalmam e relaxam, e a parte verde do espectro coordena os dois efeitos. Para melhorar seu bem-estar, use roupas e se envolva com coisas que são projetadas em um determinado intervalo.
Vermelho a cor aumenta a imunidade, a acuidade visual, a pressão e o apetite, alivia a depressão, faz os pulmões respirarem com mais frequência e o coração bate mais rápido. Se você acender uma lâmpada com um abajur vermelho no quarto de uma pessoa, ela se recuperará mais rapidamente - a ciência provou isso! Esta é a cor número um para pessoas míopes e hipotensas. Mas para aqueles que são propensos a hipertensão, taquicardia (palpitações cardíacas) e excesso de peso, o vermelho deve ser esquecido. É melhor olhar o mundo através de óculos cor de rosa, porque essa cor acalma o sistema nervoso, reduz a pressão, normaliza a frequência cardíaca e melhora o humor.
Amarelo estimula o sistema digestivo, melhora a condição da pele com alergias e eczema, aumenta a atividade física e a forma física, tem um efeito antidepressivo, alivia a fadiga e a sonolência.
Verde harmoniza os processos fisiológicos do corpo, alivia dores de cabeça, alivia espasmos dos músculos lisos dos brônquios e vasos sanguíneos, aliviando a condição de asma e hipertensão. Também acalma os nervos e tem um efeito hipnótico.
Azul, azul e roxo Possuem propriedades bactericidas, melhoram a glândula tireóide, normalizam a pressão sanguínea, limpam e relaxam os brônquios, aliviam a tensão muscular, reduzem a fome e contribuem para a perda de peso, sendo preferidos na cozinha. Se houver um prato da cor azul celeste ou berinjela, você pode limitar-se a uma porção menor. Só não vá longe demais: um excesso de tons de azul, azul e violeta deprime o metabolismo e o sistema nervoso, fazendo com que você se irrite e anseie. E para aqueles que tendem a estar acima do peso, a principal cura para o desânimo são os alimentos doces e gordurosos. Não caia nessa armadilha! Para manter o peso, concentre-se nos tons frescos de verduras da primavera, mas não na gama de laranja - aumenta o apetite, forçando-o a se recuperar.
Branco obtido pela mistura de todo o arco-íris de cores - essa é a cor da luz do sol, cuja falta nos faz cair em depressão sazonal e ganhar quilos extras na estação fria. Não se esqueça da cor branca!
Foto: LEGION-MEDIA
Material preparado por Julia Dekanova