Pegou um resfriado e começou a tossir? Não deixe a doença à deriva, pois complicações graves podem começar - bronquite ou pneumonia.
A maioria de nós sofre de resfriado - eles dizem que vai passar. Enquanto isso, a infecção, se não for tratada adequadamente, desce gradualmente para os brônquios, causa seu edema e interrompe o processo normal de autolimpeza. Na bronquite crônica, essa situação é ainda mais complicada, o que leva a uma espécie de reestruturação de todo o sistema pulmonar e a uma violação de suas funções protetoras. E então a menor hipotermia imediatamente leva a uma exacerbação.
NO HOSPITAL!
Para não levar a situação à crítica, para começar, basta mudar sua atitude em relação aos resfriados. Se não se sentir bem - use o seu direito a uma licença médica. Não vá trabalhar até que finalmente lide com a doença.
No caso de um resfriado prolongado ou intenso, não se automedique: tome os medicamentos recomendados pelo médico, não pelo vizinho da escada ou pelo farmacêutico na farmácia. Afinal, muitos medicamentos têm contra-indicações, podem causar uma reação alérgica. Com o ARVI, os antibióticos são prescritos apenas em casos extremos, quando as complicações começam e, contra os próprios vírus, eles são impotentes.
Além do tratamento principal, a medicina tradicional pode ser usada. Com a bronquite, os extratos de plantas com efeito expectorante são úteis: coltsfoot, marshmallow, alcaçuz, banana. Eles ajudam a limpar os tubos brônquicos de muco e escarro, nos quais as bactérias patogênicas se acumulam. A preparação da infusão é simples: 1 mesa. uma colher de material vegetal deve ser derramada com um copo de água fervente, deixe fermentar por meia hora, coe. Tome 1/3 xícara 3 vezes ao dia. Contra-indicação: intolerância individual.
Gorjeta
Pare de fumar! A fumaça do cigarro destrói os mecanismos de proteção do sistema respiratório, facilitando a entrada de vírus no organismo. Em uma casa onde pelo menos um membro da família fuma constantemente, os não fumantes têm 5 vezes mais chances de sofrer de bronquite e pneumonia.
AMEAÇA PARA PULMÕES
ARVI não completamente curado pode causar pneumonia. Em risco estão principalmente crianças menores de 7 anos de idade, idosos, fumantes e pessoas que sofrem de asma, doenças cardíacas e outras doenças crônicas. No entanto, pessoas relativamente saudáveis correm o risco de pegar pneumonia se não tiverem cuidado com sua saúde.
No entanto, a pneumonia ainda não é um diagnóstico. Este termo refere-se à presença nos pulmões do foco de inflamação. A forma mais grave de pneumonia é considerada cruposa, conhecida desde a época de Hipócrates. Seus agentes causadores são pneumococos. Esse tipo de pneumonia recebeu esse nome da palavra "garupa", que significa "edema". Como resultado do edema, as paredes dos alvéolos, nas quais ocorre o processo de troca gasosa, são preenchidas com líquido intercelular. Moléculas de fibrina e glóbulos vermelhos entram nele a partir do sangue, devido ao qual o escarro com pneumonia cruposa se torna viscoso e tem uma cor marrom enferrujada.
Croupous, ou, como também é chamado, pleuropneumonia, é acompanhada de febre, falta de ar, dor no peito. Todo o lobo do pulmão, bem como a pleura adjacente a ele, a membrana que cobre o pulmão, geralmente está envolvida no processo. Felizmente, a pneumonia cruposa é atualmente muito rara. Na maioria dos casos, estamos falando de pneumonia focal, quando uma parte significativamente menor do tecido pulmonar está envolvida no processo inflamatório.
Um médico pode suspeitar de uma doença já durante batidas e escutas comuns no peito.
Gorjeta
Para esclarecer o diagnóstico, é melhor fazer um exame geral de sangue e radiografia de tórax.
BACTÉRIAS DE ARTESANATO
Graças aos antibióticos modernos, até a pneumonia grave não é mais tão assustadora, e as formas mais leves geralmente são tratadas em casa.No entanto, o risco para a saúde não pode ser subestimado: qualquer pneumonia é uma doença grave que deve ser tratada com muita responsabilidade!
A propósito, os agentes causadores da pneumonia focal podem ser uma variedade de microrganismos: estreptococos, estafilococos, bacilos da gripe, etc. Para aqueles que abusam de álcool, o desenvolvimento de pneumonia geralmente é culpa da varinha de Friedlander. Em jovens e fumantes pesados, o processo da doença é frequentemente desencadeado por clamídia, micoplasmas e legionella.
Portanto, para escolher o antibiótico certo, o médico prescreve uma cultura microbiológica do escarro. Ajuda a determinar a sensibilidade dos patógenos aos antibióticos.
Gorjeta
A pneumonia é tratada com antibióticos em média de 10 a 14 dias, geralmente até 3-5 dias da temperatura normal. Em nenhum caso você pode interromper o curso prescrito, caso contrário a doença retornará e com uma nova força.
O QUE AJUDARÁ A SAÚDE
● Enquanto a temperatura estiver alta, deve-se observar o repouso na cama. Assim que a temperatura voltar ao normal, você pode mudar para sua rotina diária habitual. Ficar na cama não vale a pena - pode levar à estagnação dos pulmões e atrasar o processo de cicatrização.
-● Comer com pneumonia é melhor 4-6 vezes ao dia em pequenas porções, preferindo legumes e frutas ricas em vitaminas. Nesse caso, é desejável que o sal limite acentuadamente. É muito importante beber o máximo possível: se tudo estiver em ordem com o coração, você precisará beber pelo menos 2-2,5 litros de líquido - chá com limão, água mineral alcalina, infusão de rosa mosqueta, sucos de frutas. O líquido melhora a liquefação do escarro.
-● O tratamento pode ser complementado com remédios populares: por exemplo, no segundo estágio da doença, esfregue o peito com gordura, adicionando 2-3 ml de óleo de abeto. Após 2-3 semanas do início da doença, você pode tomar uma infusão de raiz de alcaçuz, calêndula e tomilho (meia xícara de 4-5 vezes ao dia).
-● Sair com pneumonia é indesejável, se necessário, você precisa da permissão de um médico. Mas é útil ventilar a sala várias vezes ao dia para garantir o fluxo de ar fresco.
-● Os procedimentos de água durante a duração da doença não devem ser abandonados. Se a temperatura estiver normal, você pode tomar um banho quente. Se estiver elevado, limpe com um pano úmido. Mas o banheiro e a sauna são categoricamente contra-indicados até a recuperação completa.
-● Após sofrer pneumonia, é necessário reduzir a atividade física habitual. Dentro de 2 a 3 meses, deve-se evitar trabalho físico duro e esportes. Mas caminhadas diárias são úteis: o ar fresco é exatamente o que você precisa!
EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
Se um resfriado é complicado pela bronquite, você pode fazer ginástica especial. Melhora a descarga do escarro e aumenta a funcionalidade do sistema respiratório. É recomendável executá-lo uma vez ao dia. Você pode fazer todo o complexo ou escolher vários exercícios.
-● Inspire o máximo que puder enquanto puxa o estômago. Ao expirar, imagine um balão inflando no estômago. Repita 2-3 vezes.
-● Agora tente tossir, contraindo rapidamente os músculos abdominais. Este exercício melhora a secreção de muco dos brônquios e ajuda a tossir.
-● Inspire pelo nariz. E depois faça três exalações curtas pela boca, lábios dobrados com um tubo (como se estivesse soprando uma vela). Repita 2-3 vezes.
-● Inspire lentamente pelo nariz. Abra ligeiramente a boca e expire lentamente com o som "F". Repita 2-3 vezes.
-● Inspire lentamente pelo nariz, levantando as mãos. Prenda a respiração. Faça uma expiração parcial pela boca. Incline-se para a frente e expire pela boca, emitindo o som "ha". Repita 2-3 vezes.
-● Para este exercício, você precisará de um canudo para coquetéis e um copo, um quarto cheio de água. Respire fundo e expire lentamente através de um canudo embebido em água. Repita o exercício 2-3 vezes.
-● Também é útil encher balões.
TEXTO: ELENA SHVEDOVA.FOTO: LEGIO-MEDIA (2); BSIP / DIOMEDIA (1); ANDRES RODRIGUEZ /
JPC-PROD / POL 'KOKO / PHOTOCREW / MARGO555 / ANNA LIEBIEDIEVA FOTOLIA.COM (6).