Sobre bebidas que energizam, lembramos quando você precisa lidar com o cansaço ou acordar rapidamente. A questão é: a que custo?
Um pote de bebida energética substitui várias xícaras de café forte: os principais ingredientes são cafeína e açúcar. A cafeína é responsável pelo vigor e, para que uma dose grande não seja amarga, adicione açúcar. Além disso, em quantidades consideráveis - até 102 g, enquanto a taxa recomendada é de apenas 22 g por dia. É óbvio que isso torna a bebida bastante calórica, sem mencionar outros efeitos não favoráveis do excesso de açúcar. E a cafeína em alta concentração não é tão inofensiva: aumenta a pressão sanguínea, pode causar insônia, leva à desidratação ...
Cheira a risco
Por um lado, a cafeína ajuda a ficar em boa forma, animar quando insuportavelmente sonolento. Por outro lado, doses muito grandes de cafeína não fornecem energia, mas tomam. Além disso, o efeito de uma xícara de café geralmente não dura mais de uma a duas horas e ocorre uma recessão. A suscetibilidade à cafeína e o "longo prazo" de seu efeito mágico em uma pessoa em particular são geneticamente predeterminados. Mas, em qualquer caso, o tom de energia devido à presença de gases é absorvido na corrente sanguínea muito rapidamente e causa um aumento de força por muito mais tempo - dentro de 4-5 horas. E todo esse tempo o corpo trabalha em um modo aprimorado, no limite de suas reservas.Mas, como você sabe, quanto mais forte você comprime a mola, mais forte e mais dolorosa será a resposta. Quanto maior a atividade e a capacidade de trabalho no contexto da energia, mais forte será o declínio subsequente: sonolência, apatia, irritabilidade.
Teoria em números
A norma média diária de cafeína não é superior a 400 mg. São 2-3 xícaras de café preto ou 5-7 xícaras de chá forte. Um frasco de energia padrão contém cerca de 80 mg de cafeína. Parece não muito. Mas a primeira impressão de uma pequena dose é enganosa. Os fabricantes, em regra, indicam a quantidade de uma substância extraída especificamente do café, enquanto a cafeína estimada pode estar contida em outros ingredientes e em doses significativas. Por exemplo, no guaraná, um componente essencial dos tônicos energéticos, é 3 vezes mais. Energotonics também contém taurina e glucuronolactona. A segurança das dosagens e combinações desses ingredientes não foi comprovada, os mecanismos de interação entre si são desconhecidos. É possível que essas substâncias ativas se reforcem e, quando coletadas em um frasco, elas constituam uma mistura explosiva.
Pagar
Cafeína realmente estimula a atividade cerebral e melhora o desempenho. No entanto, ele:
■ culpar por palpitações cardíacas e pressão alta;
■ tem efeito diurético e promove a desidratação;
■ Pode causar cólicas e dor abdominal;
■ afeta os sistemas cardiovascular e nervoso.
No entanto, a cafeína não é toda a indústria de energia. A ioimbina, que tem um efeito revigorante, aumenta a pressão sanguínea e acelera os batimentos cardíacos, enquanto a teobromina acelera o ritmo cardíaco, levando a insônia e irritabilidade.
Não é por acaso que na França, Noruega, Dinamarca, as bebidas energéticas são equiparadas a medicamentos potentes e só podem ser compradas em farmácias.
Parece que apenas uma xícara de café - todo esse maravilhoso café expresso, café com leite, americano, cappuccino, tradicionalmente também usado como estimulantes revigorantes - tem os mesmos efeitos colaterais. Mas isso não é inteiramente verdade: em primeiro lugar, as dosagens variam significativamente e, em segundo lugar, como regra, o café é bebido quente e devagar. A energia fria bebe imediatamente e de uma só vez, o que significa que toda a mistura explosiva explode no sangue instantaneamente - uma carga muito significativa em todos os sistemas internos.
QUEM NÃO?
■ Especialistas insistem: crianças menores de 12 anos não devem absolutamente beber energia. Até 18 anos - não recomendado. Um máximo relativamente seguro para adolescentes e jovens é de um por dia. Nesse caso, lembre-se do alto teor de cafeína. Isso significa que você não deve tomar café junto com o engenheiro de energia; você obterá o efeito oposto, porque os recursos do corpo já estão esgotados.
■ Você não pode combinar energia com bebidas alcoólicas, pois o álcool aumenta o efeito da cafeína, fazendo com que o sistema cardiovascular funcione até o seu limite.
■ Como a cafeína tem um efeito diurético, não é recomendável tomar bebidas após o treinamento e qualquer atividade física devido ao risco de desidratação.
■ A cafeína é geralmente excretada após 3-5 horas. Durante esse período, não use alimentos que aumentem seu efeito.
■ 1-2 bancos por dia - este é o veredicto da maioria dos médicos sobre a quantidade segura de energia. Idealmente, não mais que 1-2 frascos por mês e, mesmo assim, em casos extremos. No resto do tempo, você pode se animar de outras maneiras mais saudáveis: caminhadas, exercícios, sucos de frutas, chá com um pedaço de chocolate.
Como recarregar?
A maioria dos engenheiros de energia inclui vitaminas. Principalmente C e grupo B. Mas em uma empresa química e em grandes quantidades, em vez de seus benefícios, também pode haver danos. Vitamina Bquando está em excesso, provoca um batimento cardíaco acelerado e pode até desencadear o desenvolvimento de alergias. Vitamina C entra em reações químicas com conservantes e aromas. Como resultado, agentes cancerígenos podem se formar.
Tônicos famosos - ginseng e companheiro. Em pequenas quantidades, eles realmente revigoram. Mas, em combinação com plantas que contêm cafeína, elas o superaquecem, a conduzem e não a pressionam.
Portanto, nenhuma propriedade inspiradora deve ser atribuída a essas bebidas. Segundo especialistas, esses são apenas substitutos do café reforçados, muitas vezes mais prejudiciais. E vitaminas energéticas e glicose estão em outros produtos saborosos e saudáveis.
Importante
Os engenheiros de energia esgotam o sistema nervoso. Após uma explosão de atividade, é necessário um intervalo de 3 a 5 horas.
Além disso, a cafeína em altas doses pode ser viciante.
Uma xícara de café ou chá com um pedaço de chocolate, um copo de suco espremido na hora, é carregado com vigor não é pior do que engenheiros de potência sem efeitos colaterais.
O artigo foi publicado nos materiais da revista "Good conselhos" 7/2013
Texto: Elena Babicheva.Foto: Legião-meios de comunicação; YuriArcurs/Fotolia.com
Material preparado por Julia Dekanova