Criação

A história do manequim: de um ídolo de madeira a um objeto de arte

Pin
Send
Share
Send

Parece que o manequim foi inventado mais de uma vez. Se apenas porque hoje, eles chamam dois dispositivos diferentes: um para demonstração de roupas e outro para sua criação. Mas vamos descobrir em ordem ...

Início: Egito e Roma

O manequim foi mencionado pela primeira vez em fontes escritas no Egito antigo. O mundo viu isso em primeira mão graças aos arqueólogos que desenterraram o túmulo de Tutancâmon, o último faraó da 18ª dinastia, que governou o Egito até 1314 aC. e Feito de madeira e pintado, este protótipo do atual manequim em forma é bastante semelhante ao seu equivalente moderno. Os historiadores explicam: no Egito antigo, os mestres responsáveis ​​por fazer vestidos para a alta dinastia não tinham o direito de tocar o corpo do faraó considerado sagrado. Ao mesmo tempo, roupas prontas devem caber nele. Portanto, alfaiates egípcios usavam um manequim.

Manequim de túmulo egípcio

Foto: original-dolls.com

Os romanos antigos também tinham seu próprio protótipo do manequim atual. Além disso, se a versão egípcia era usada como um dispositivo para criar roupas, o romano antigo era uma demonstração. Figuras em forma de corpo humano, com tamanhos entre 8 e 25 cm, foram feitas de barro e pintadas. Esses "micromanekins" eram chamados de "estatuetas" e eram usados ​​como uma "imagem tridimensional", mostrando em miniatura um estilo e uma cor específicos das roupas. Acredita-se que foram as figuras de um século depois que levaram Charles Frederick Worth à idéia de usar manequins para a apresentação bem-sucedida de modelos de roupas durante desfiles de moda.

Manequins no atelier Charles Frederick Worth

Foto: dresspodcast.com


A história dos desfiles de moda e das semanas de moda: de desfiles particulares a desfiles grandiosos


Manequins estão ganhando popularidade

Worth, um costureiro francês de descendência inglesa que trabalhou no final do século 19, sem dúvida acrescentou popularidade aos manequins - com seu registro, o uso de manequins de demonstração começou a se desenvolver mais amplamente. No entanto, os historiadores encontram as primeiras referências modernas aos manequins usados ​​pelos alfaiates para fazer roupas na França no século XVIII. Naqueles dias, o manequim era feito de madeira ou na técnica de papel machê, estritamente de acordo com os padrões individuais do cliente ou cliente, e era bastante caro. A palavra "manequim" surgiu ao mesmo tempo com o sujeito. Traduzido do francês, significa "ídolo, homem" (manequim).

Manequins vintage para fazer roupas

Foto: helencraft.blogspot.com

Nas vitrines das lojas para demonstrações de moda, os manequins começaram a ser exibidos em meados do século XIX. Para uma maior semelhança, eles até começaram a fazê-los de cera - no entanto, ele também podia derreter essas figuras da luz solar e da lâmpada, não apenas perdendo a forma, mas também manchando suas roupas ... Havia também opções para manequins de madeira, tecido e até malha de metal. Com o desenvolvimento da indústria química, os manequins para demonstração de roupas começaram a ser fabricados a partir de materiais sintéticos - de plástico, resina especial e fibra de vidro, etc.

Manequins vintage em uma vitrine

Foto: blog.mannequinmadness.com

As proporções e os "tipos de figuras" dos manequins mudaram de acordo com as tendências da moda, mas na maioria das vezes continuaram sendo "extras sem rosto", o pano de fundo para os itens de vestuário. Ralph Pucci é considerado o homem que "soprou a alma no manequim". A história dos negócios criativos deste designer e escultor remonta à década de 1970 - a carreira da Pucci tem mais de trinta anos de cooperação com lojas famosas e os melhores estilistas do mundo. No "mundo dos manequins", ele fez uma verdadeira revolução, começando a tornar essas figuras interessantes e memoráveis, dando-lhes poses incomuns, acrescentando detalhes surpreendentes.

Manequins de Ralph Pucci; o próprio designer no trabalho

Foto: ralphpucci.net


Máquina de costura: história da invenção e evolução


Manequins: modernidade

Hoje, os manequins de designers para demonstrar roupas podem ser encontrados nas vitrines das lojas quase com a mesma frequência que figuras simples e comuns. Os manequins modernos podem ser estáticos ou capazes de "mover" os membros, são feitos inteiros ou dobráveis, executados "a toda a altura" ou deixados apenas o torso (acontece - e apenas uma parte separada do corpo).

Foto: bet-prognoz.info

Manequins projetados para criar roupas parecem mais "conservadores". Para eles, ainda é necessária uma forma estática clara e uma cobertura de tecido para prender os pinos. Os manequins ficam macios (é mais conveniente modelar roupas usando o método falso, picando o tecido) e duros (é mais conveniente realizar um tratamento com calor úmido). Existem manequins deslizantes, cujos tamanhos podem ser ajustados para as medidas necessárias. O tamanho do manequim fixo pode ser alterado usando as almofadas - cada alfaiate escolhe um método ao seu gosto.

Foto: blog.megannielsen.com

Manequins vintage: galeria

Foto: heliumcanewamadom.tumblr.com, collegehumor.com, creavintage.blogspot.com, pinterest.com/Misselthwaite Manor

Pin
Send
Share
Send