Criação

Como a camélia se tornou a flor favorita de Chanel

Pin
Send
Share
Send

A história de um dos emblemas mais reconhecidos da casa Chanel - uma linda flor de camélia.


Foto: pinterest.com
Dizem que, pela primeira vez, Coco Chanel se interessou por esta flor depois de ler o romance de Alexander Dumas "A Dama com Camélias", no qual o personagem principal do romance complementava sua imagem com camélia branca. Mais tarde, a camélia adquiriu por seu significado mais trágico - essa foi a primeira flor que Chanel recebeu como presente de seu amante, Arthur Kapel, que morreu em um acidente de carro. Apesar de essa relação, que durou nove anos, ser complicada, Chanel sinceramente entristeceu e, erguendo um monumento à beira da estrada, o visitou com frequência, deixando um buquê de camélias.

Foto: Chanel
A camélia é uma rosa sem espinhos, o emblema de mulheres bonitas, mas sem coração, de acordo com o mito grego antigo, que impressionou muito o orgulhoso Coco. Além disso, esta flor não tem aroma, o que significa que ela não se misturaria ao seu perfume mais famoso, Chanel No. 5.

Foto: Chanel
O amor de Chanel pelas camélias se manifestava não apenas na moda, mas também na decoração da casa: pintura, bordado, telas - de novo e de novo ela se cercava de imagens de sua flor favorita.
Na década de 1920, Chanel começou a incluir ativamente camélia em suas coleções: essa linda flor podia ser vista em um pequeno vestido preto, em botões gravados, em blusas e sapatos bordados.

Foto: Chanel
A Maison Lemarié, um estúdio de propriedade da Chanel, ainda cria camélias artesanais.

Foto: Maison Lemarié
No processo, cada pétala é cortada em forma de coração, enrolada e presa ao resto - em média, leva pelo menos 40 minutos para criar uma flor.

Foto: Chanel
Na coleção de jóias da casa Chanel, a camélia tem sua própria linha - Camelia.
Em 2012, a casa Chanel lançou um interessante projeto Inside Chanel, que descreve como e em que a filosofia desta casa de moda é construída.
O vídeo de dois minutos conta em detalhes como o amor de Chanel pela camélia começou e como ela o transformou em um emblema da moda de seu império. A coisa mais incomum neste vídeo é que a narração é conduzida na primeira pessoa, ou seja, a partir da própria camélia.

Pin
Send
Share
Send