Criação

Kepi ​​- Escolha Livre

Pin
Send
Share
Send

A luta entre conservadorismo e modernidade é normal em tudo relacionado à moda. Mas não há vencedor no duelo de boné e chapéu. Existem apenas preferências.

Esse cocar familiar é tão familiar e democrático que parece que sempre fez parte de um traje folclórico. Sim, porque um boné cinza emparelhado com um lenço azul são imagens tradicionais da cantiga russa. Mas de onde, de fato, de quais arestas o limite chegou à Rússia?
Palavra "cápsulas" Origem alemã (de kopf - head), mas o idioma russo veio do francês. Pela primeira vez, essa palavra foi introduzida no uso russo por Alexander Herzen (que uma vez "acordou os dezembristas").
Os primeiros modelos foram um boné com um pequeno fundo duro e uma viseira reta. No início do século XIX, os bonés foram introduzidos no exército francês pelo general Lassalle e se tornaram uma alternativa aos shakos militares - chapelaria pesada e desconfortável, semelhante a um cilindro, mas também com uma viseira. A princípio, as tampas da tampa eram arredondadas, depois quadradas, pois a rodada absorvia mais rapidamente a chuva. Simplificando, os bonés se tornaram uma espécie de boné, apenas mais confortável e elegante.
De 1862 a 1881, os bonés também estavam no uniforme do exército russo. E, na década de 1870, tornaram-se os cocares de estudantes de ginásios clássicos e escolas reais. Na França e agora, os bonés cilíndricos são usados ​​por militares, policiais e estudantes.
Moda Cap
No início do século XX, o kepi se tornou um atributo da moda da juventude atlética de ouro e da aristocracia do Ocidente e do mundo inteiro. Foi usado pelos primeiros pilotos, motoristas, e logo eles se juntaram a artistas, estrelas de cinema, poetas, dândis seculares ...
Outro limite, ou gorro - do gorro inglês, que em sua forma se assemelha a um boné de beisebol e um boné de "motorista", apareceu na América nos anos 40 do século XX. Era a touca do "colarinho azul" - soldadores, mecânicos, construtores que se sentiam desconfortáveis ​​em usar chapéus, mas precisavam se proteger do sol e limpar os cabelos.
O boné chegou à Rússia em massa após a revolução, na era da industrialização, substituindo os bonés budenovki e oficial da guerra civil. É o suficiente para ver qualquer crônica daqueles anos, qualquer foto-pessoa que esteja completamente no limite do proletariado. Parecia que todo mundo usava boné: líderes (e o principal era Lenin), poetas, cientistas, atletas e esportistas. A garota de jaqueta de couro e boné é uma heroína típica dos primeiros filmes e peças soviéticas. Em uma palavra, as novas pessoas do novo país usavam bonés, bem, e aqueles que sentiam uma conexão interna com o velho mundo ... permaneciam de chapéu.
A Segunda Guerra Mundial aboliu abruptamente a moda. Todo mundo que usava boné antes usava capacete e boné. Mas logo após a guerra, seu amado boné voltou ao povo. Os chapéus, como sempre, permaneceram com a intelligentsia criativa. E o boné democrático voltou a ser o cocar da oposição - foi usado por Solzhenitsyn, Rostropovich, Brodsky ... Assim, o boné se tornou uma característica da nova moda da intelligentsia livre.
Boné de baseball
O tempo passou, o mundo mudou e o lema pacifista "Oh, esporte, você é a paz!" adquiriu um significado global. O mundo realmente se tornou um esporte, e o estilo esportivo se tornou uma moda mundial. E então apareceu um boné de beisebol - um tule redondo abraçando a cabeça, uma viseira longa, arredondada e moderadamente dura - que muitos por engano ou um pouco por hábito chamam de boné. Mas ainda vamos distinguir. O boné de beisebol recebeu esse nome no jogo americano de mesmo nome. Seu pico protegia os olhos dos jogadores do sol melhor do que um chapéu de jóquei e um chapéu de palha. Logo, mesmo aqueles que não tinham nada a ver com jogos esportivos começaram a usar um boné de beisebol. Primeiro, os fãs de beisebol. Cada equipe, como agora, recebeu uma cor específica e, com um boné de beisebol, foi possível determinar qual time apoiava quem o usava.
Com o tempo, esse acessório se tornou um atributo de personalidades estelares - uma viseira e óculos escuros facilitam sua vida, salvando-os dos paparazzi.
Um boné de beisebol chegou ao nosso país no início dos anos 90, com a queda da Cortina de Ferro, na sequência das tendências da moda ocidental, como uma espécie de símbolo da emancipação e da democracia ocidentais.
É errado considerar um boné de beisebol apenas um atributo de um estilo esportivo. É claro que combina bem com jeans e um agasalho, mas esse cocar pode ser fascinante, porque agora os bonés são decorados com strass, apliques, bordados e estampas. Bonés e bonés de beisebol são usados ​​com shorts, saias jeans, calças e até com vestidos provocantes, e no verão com vestidos de verão.
O artigo foi publicado com base na revista "Bom conselho" 4/2014
Texto: Olga Kononova. Foto: tirada demodaservidorPlutão, coleção outono-inverno - 2013/2014; Diomedia.com.
Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send