Não se trata apenas de roupas de fora, mas de roupas usadas. Da própria palavra "manto", exala elegância, sofisticação e aristocracia.
As togas antigas, mantos medievais e mantos largos são classificados entre os ancestrais do manto. Há uma coisa em comum com essas coisas cortadas e estilizadas - o selo da seletividade. Somente pessoas da classe alta podiam pagar por eles.
Evolução da capa
Os primeiros mantos do século XII (mais precisamente, capas masculinas) não possuíam gola e mangas. Na forma de um semicírculo com decote, eles foram presos na frente com uma fivela ou gravata. Cinco séculos depois, o manto já adquiriu uma coleira retangular e passou a fazer parte do figurino feminino. A partir da segunda metade do século XIX, mangas largas apareceram nele e o pêlo se tornou o material principal. E logo as damas seculares brilhavam em bailes nos mantos noturnos de arminho, chinchila e zibelina.
PELES, MAS NÃO UM CASACO DE PELES
Manto - Este não é um casaco de pele, mas uma de suas modelos. Uma característica distintiva é a ausência de elementos de fixação nos botões. O manto é sempre uma silhueta trapezoidalmente descendente. Quanto ao comprimento, o manto clássico não deve ser mais curto que o meio da perna. Mas os designers modernos encurtaram primeiro os joelhos e depois a cintura, dando aos fashionistas liberdade de movimento e a possibilidade de uma variedade de combinações com roupas.
Sair do Manto
Manto é uma opção ideal para quem viaja de carro pela cidade. Porque foi criado não tanto para o calor como para a imagem.Combinações permitidas com qualquer roupa, começando com vestidos estreitos e ternos de calças e terminando com jeans comuns. Embora os clássicos do gênero sejam um manto combinado com uma roupa noturna ou de casamento. Uma de suas modificações é uma capa, quando, na versão luxuosa original, resta apenas uma manga. Esse modelo pode ser usado com segurança no escritório, se, é claro, o código de vestimenta permitir.
EM UMA NOTA:
■ Para quem não tem medo de experimentos, os costureiros pintaram o manto em todas as cores do arco-íris.
■ O casaco de pele está sempre na moda e vai para todo mundo.
■ Ao comprar um casaco caro, preste atenção à qualidade do pêlo.
■ Nos mantos de nosso tempo, as mangas se expandem para baixo ou estão completamente ausentes.
■ Manto encurtado - o principal concorrente de boleros e envoltórios.
O artigo foi publicado nos materiais da revista "Bons conselhos" 12/2012
Foto: PR
Material preparado por Julia Dekanova