Criação

Notícias futuras: A inteligência artificial substituirá alfaiates?

Pin
Send
Share
Send

Uma história de filme comum: robôs lotam as pessoas, substituindo-as no local de trabalho ... No entanto, muitos têm certeza: o trabalho manual sempre vale o preço e nenhum robô pode substituir o "calor das mãos humanas". É assim?

Os analistas estão seriamente preocupados: os robôs de costura podem deixar centenas de milhares de pessoas sem trabalho. E se hoje, mesmo em várias cidades grandes, essa perspectiva pode parecer exagerada e fantástica, não devemos esquecer que a indústria têxtil no século XVIII foi uma das primeiras a cair sob a onda da revolução industrial. Então, uma roda giratória automática e um tear (que não são os mesmos "robôs" de sua época!) Com um passeio a pé, literalmente, virou a economia mundial de cabeça para baixo.


Máquina de costura: história da invenção e evolução


Futuro hoje

Hoje, as empresas estão melhorando constantemente os equipamentos de costura automatizados. Apenas um robô da SoftWear Automation pode substituir uma linha de costura regular de 10 trabalhadores e produzir cerca de 1142 camisetas em oito horas em vez de 669, que poderiam costurar manualmente 10 alfaiates. Se você recalcular esse desempenho de maneira um pouco diferente, acontece que em uma hora o robô realiza trabalhos para 17 pessoas.

É razoável observar por que esses robôs não substituíram todos na indústria de costura, mas o ponto principal está nas deficiências em que até agora diferem. Esse robô pode costurar as mesmas camisetas e jeans parcialmente, mas não consegue lidar com tecidos macios que exigem precisão especial no trabalho.

No entanto, há vários anos, ocorreu um avanço inesperado no mercado de robôs de costura.


A história do manequim: de um ídolo de madeira a um objeto de arte


Trabalho manual do robô.

O inventor Jonathan Zornou decidiu resolver o problema principal: o robô não sabe segurar e estender os tecidos, como uma pessoa pode fazer, porque quando a costura de material macio é esmagada, o robô não pode analisar esses erros.

A solução acabou sendo extremamente simples - se ainda é impossível melhorar os robôs, você pode alterar o próprio tecido. Além disso, não estamos falando de novos tipos de tecidos que não são muito comuns na vida cotidiana, mas dos mais comuns. O material é simplesmente revestido com um polímero solúvel em água especial que solidifica, tornando o tecido rígido. Como o material deixa de enrugar e esticar, o robô costura facilmente as peças e processa as bordas e, após a conclusão do trabalho, basta baixar o produto acabado em água quente para dissolver o revestimento sem deixar vestígios.

Aqui está uma demonstração deste processo:

Até agora, as criações de um robô como esse estão longe de serem perfeitas, ainda é impossível imaginar que uma máquina dessas possa costurar um vestido de alta costura no qual qualquer estrela queira caminhar pelo tapete vermelho.Além disso, como sabemos, a alta moda é baseada no trabalho manual dos profissionais mais talentosos em seu campo, e a automação é fundamentalmente contrária ao espírito da alta costura. Mas a alta costura está longe de ser o mundo da costura e, em primeiro lugar, o trabalho com o robô continua; em segundo lugar, hoje ameaça seriamente principalmente os mercados asiáticos, nos quais os mais diversos, incluindo simples Cortei produtos, e nem sempre de qualidade decente.


A história dos desfiles de moda e das semanas de moda: de desfiles particulares a desfiles grandiosos


Segundo os especialistas, a melhoria qualitativa desses robôs não está muito longe e, além disso, no futuro, essas máquinas também terão inteligência artificial, autoaprendizagem e acumular experiência e conhecimento. E quem sabe, talvez o futuro esteja realmente mais próximo do que pensamos.

Foto: Tech Xplore

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Inteligência Artificial Substituirá Empregos (Dezembro 2024).