Hoje, nosso convidado é um estilista pessoal de Paris, Vic de Rocco, e, é claro, falaremos sobre o famoso estilo francês e seus segredos!
O que nos conquista à moda francesa? As francesas usam jaquetas Chanel? Por que a cor preta dos parisienses é considerada cerimonial? Como trazer um pouco de charme francês para o seu guarda-roupa? A estilista pessoal Vika de Rocco, que vive na capital mundial da moda, revela seus segredos para nós!Nunca ouviu podcasts antes e não sabe o que é? Não deixe de experimentá-lo, porque você definitivamente gostará deste formato conveniente!
Os podcasts são arquivos de áudio de vários comprimentos, com conteúdo muito semelhante às transmissões em uma estação de rádio comum. Eles são convenientes para ouvir em movimento, no bordado e apenas durante as tarefas domésticas.
Você pode ouvir podcasts em qualquer dispositivo:
maçã
Yandex
Não se esqueça de assinar nossos podcasts - há muitos tópicos interessantes e quentes do mundo da moda e costura, interlocutores interessantes e novidades pela frente!
Para aqueles que preferem não ouvir, mas ler, preparamos uma transcrição da conversa!
Marianna Makarova: Boa tarde, amigos! Você está ouvindo o podcast da revista Burdastyle sobre moda e estilo. Com você, sou a editora-chefe de Marianna Makarova. E hoje estamos visitando
estilista pessoal Vic de Rocco. Olá Vika!
Vika de Rocco: Boa tarde, Marianne! Boa tarde amigos!
MM: Vamos falar sobre um tópico em que a maioria dos nossos ouvintes provavelmente estará interessada. Porque esta é a moda francesa: tão atraente, tão atraente e tão perto, provavelmente de todos os corações. E Vika, como ninguém mais, sabe tudo sobre isso, porque Vika não é apenas um estilista pessoal, mas um estilista pessoal que vive em Paris. Vika, diga-me, por favor, você sente que mora na capital da moda? No centro desta indústria da moda?
BP: Claro que sinto. E não poderia ser de outra forma, porque Paris é realmente um centro de moda. Esta não é apenas uma imagem bonita, é uma história. E a moda que conhecemos, isto é, a moda do século XX, se originou em Paris, se desenvolveu lá. E todos os estilistas que fizeram algum tipo de descoberta revolucionária eram principalmente franceses e, portanto, Paris é o epicentro da moda, e é impossível não sentir isso até agora.
MM: Por que a moda francesa está tão perto do coração de uma mulher russa? Bem, está claro que temos laços históricos de longa data. E um fluxo muito poderoso de emigração após a revolução foi precisamente para a França. E não é segredo que as mulheres russas trabalharam em muitas casas de moda, incluindo aquelas de origem muito nobre. Mas, no entanto, o que há na moda francesa que nos conquista tanto?
BP: Parece-me que aqui você pode ver de dois pontos de vista. Por um lado - sim, de fato, as casas de moda francesas foram muito inspiradas no estilo russo, esses são nossos chapéus ... Mas esse é um momento histórico. Parece-me que se você perguntar a alguém agora: o que significa vestir-se no estilo francês, dificilmente alguém na cabeça será enviado de volta ao início do século e a alguns acessórios de costura lá.
Provavelmente, todos apresentarão o marinheiro de Marselha em uma boina, colete e em algum tipo de lenço vermelho. Como se costuma dizer agora, significa estar vestido no estilo francês. E, em princípio, isso também é verdade.
Se você perguntar sobre o que atrai as mulheres e por que Paris é um mistério tão místico? Parece-me que isso é romance: a França está intimamente ligada a um toque de romantismo e amor ...
MM: Bem, Paris, como você sabe, é uma cidade do amor! Mas diga-me, por favor, quem já esteve em Paris e, especialmente, se costuma ir até lá, percebe uma peculiaridade: os próprios parisienses se vestem com modéstia e, eu diria, ascético.Basicamente, é preto: calça preta e gola alta preta ... E onde está o destaque que almejamos e procuramos lá? O que os parisienses amam?
BP: Sim, eu concordo com você que o preto é muito popular. A cor preta na França é a cor cerimonial e a cor do feriado. E você não pode dizer que na vida cotidiana eles são todos tão negros. Eu diria, sim, no azul - homens e mulheres. Uma cor preta - funciona muito bem entre os jovens. Por exemplo, se passarmos por uma boate da moda em algum lugar do verão, veremos uma fila de jovens que estão alinhados em frente à entrada, e essa fila será feita de pessoas completamente negras de preto.
Mas essa não é a cor certa para a vida cotidiana, porque se você passar por Paris, em áreas como Marais, Montmartre, Saint-Sulpice - nesses distritos, veremos muitos personagens interessantes. E aqui está a grande e significativa diferença entre nossas damas e entre os franceses? Todos estão muito interessados em mostrar sua individualidade, mostrar algum entusiasmo. E você olha em volta e vê personagens completamente diferentes de histórias completamente diferentes. E você não vê os mesmos tipos e rostos, especialmente entre os jovens.
Obviamente, se estamos falando de mulheres com mais de 45 a 50 anos, elas buscam um estilo mais elegante. Mas se falamos de jovens com idade entre 35 e 45 anos, então essa é uma variedade de imagens, é simplesmente impossível descrever!
MM: Por favor, diga-me, afinal, é moda francesa - é cosmopolita? Ela absorveu alguns valores de outras culturas? Sabe-se que Paris é incrivelmente atraente para emigrantes e emigrantes de todo o mundo: da África, do Oriente Médio, para não mencionar nosso espaço pós-soviético ... Ou, afinal, a moda francesa e essa cultura da moda francesa lutam por sua identidade e por eles mesmos de alguma forma guarda?
BP: Pergunta interessante. Eu nem sei como responder dessa maneira. Por um lado, de fato, quando andamos pela rua, vemos representantes de culturas completamente diferentes que às vezes se vestem com suas roupas nacionais. Mas, por outro lado, se você olha do ponto de vista da moda e apenas as lojas francesas de Paris, não posso dizer que haverá muito ecletismo. Eu não percebi, não é impressionante. Outra coisa é em jóias, acessórios, como as pessoas usam roupas. Não posso dizer que essa é uma tendência tão perceptível. Além disso, os franceses gostam muito de sua cultura, gostam muito de seu país e gostam de pequenas produções. Por exemplo, se você não anda em Montmartre, mas a seus pés, e vê algumas pequenas lojas por lá, isso é simplesmente incrível!
Quando você entra em uma loja tão pequena, vê que uma mulher trabalha lá, ela faz anéis. E é tão animado! Os franceses tendem a apoiar o que chamamos de pequenas empresas. Mas, de fato - esta é uma arte pequena.
MM: Diga-me, como os franceses e franceses se relacionam com marcas icônicas. Não é segredo que muitas mulheres russas gostariam de ter, por exemplo, uma jaqueta da Chanel em seu guarda-roupa. Isso é considerado o auge do prestígio e da elegância. As francesas usam Chanel?
BP: Primeiro de tudo, você não pode enganar um francês com qualquer marca! Aconteceu cultural, histórica e politicamente que a maior parte são pessoas educadas com bom gosto. Parece-me que eles estão de alguma forma agitados no sangue (risos) Portanto, mesmo quando uma pessoa se veste com simplicidade ou quando põe a mesa para um jantar regular, há um gosto profundo em tudo. É impossível desfocar essa visão deles com uma marca!
Em segundo lugar, o que é chamado de moda lenta - "moda lenta" agora é popular na França. É quando as pessoas, especialmente a geração mais jovem, tentam não apoiar a produção em massa. E não apóia o hiperconsumo, mas passe para a "moda lenta". Eles têm lojas vintage muito populares em segunda mão - ninguém despreza ou negligencia isso.Portanto, se este é algum tipo de jaqueta Chanel vintage, que foi obtida em algum lugar e a algum preço (ainda muito importante!) Pequeno, então, é claro, isso é super! Mas para que, se houvesse algum tipo de novidade e ela aparecesse imediatamente no guarda-roupa, ela não estivesse lá. E não é habitual que eles mostrem dinheiro, porque é considerado uma forma ruim, não sobre isso, como se costuma dizer, na vida que você precisa pensar.
MM: Que ótimo! A propósito, sobre moda lenta, "moda lenta", como já dissemos, essa é uma tendência maravilhosa, que é realmente observada em muitos países. Diga-me, você trabalha como estilista pessoal, ajuda as pessoas a se vestirem e, quando seus clientes vêm à França para fazer compras, o que os aconselha a comprar? Ou o que você aconselha a prestar atenção?
BP: Eu recomendo que você preste atenção nas coisas que combinam com o estilo dessa pessoa. E se você me perguntar novamente sobre compras em Paris, aconselho você a escolher locais e locais, por exemplo, vá para Saint-Sulpice e procure lá. Eu aconselho você a ir ao distrito de Marais, porque fazer compras em Paris é um pouco mais do que apenas fazer compras! Você está em um lugar bonito e em uma atmosfera agradável, e isso dá a você um fusível tão grande e tão inflama seus olhos que lhe dá muito mais do que qualquer coisa adquirida em particular.
MM: Vika, existe uma opinião de que para fazer compras em Paris você precisa de muito dinheiro! Você pode refutar isso?
BP: Não, não posso! (risos) Mas falando do ponto de vista econômico, não se trata de economizar dinheiro. Porque nunca acontece voos baratos para Paris! Aqui, infelizmente, porque é um destino tão popular.
MM: Mas ainda assim, é possível comprar um item de moda em Paris, por exemplo, não é muito caro? Descubra um pequeno segredo!
BP: Posso dizer o seguinte: se estamos falando sobre marcas de luxo, sobre marcas de luxo francesas, faz sentido voar para Paris para elas, porque realmente é possível economizar uma quantia muito decente.
Se estamos falando do segmento de preços médios, de marcas conhecidas e populares na Rússia, por exemplo, Mash ou Sandro, o orçamento para compras, a fim de torná-lo economicamente viável, deve ser de 350 mil rublos. Ainda é um orçamento muito alto! Portanto, planejando uma viagem a Paris para fazer compras especificamente e espere que seja economicamente viável - utopia! Se você já está em Paris e se encontra lá, observe as marcas francesas: você a devolverá com isenção de impostos e será mais barato e mais interessante para você.
Ah, entendi. Nem todos os nossos ouvintes têm esse orçamento, mas há uma vantagem incontestável. Todos os leitores da revista Burda são incrivelmente feitos à mão, eles podem fazer muitas coisas com as próprias mãos, incluindo costurar uma jaqueta Chanel. Por favor, diga-me, afinal, para as mulheres que amam o estilo francês e se esforçam por ele, e querem parecer um pouco francesas, mas ao mesmo tempo não podem se dar ao luxo de ir à França, o que você aconselha? E o que você pode trazer para o seu guarda-roupa para que esse famoso charme francês apareça?
BP: Digamos que existem três áreas da moda francesa, cujo código cultural é bem lido para nós. Em primeiro lugar, esta é a imagem do marinheiro de Marselha, sobre quem falei no início. Parece vantajoso para quase todos. E a imagem parece interessante, sedutora, feminina. Para a imagem, você precisa de um colete, respectivamente, aquele que melhor combina com você. Ainda precisa de uma boina. E abaixo - dependendo do tipo de aparência - ela pode ser calças estreitas ou uma saia midi no estilo de um novo arco, ligeiramente divergente, queimado no fundo. E alguns sapatos no estilo masculino. E também um pequeno lenço necessariamente! Este estilo será sempre bem lido, e você ficará bem nesse estilo francês! Uma imagem bonita e combina com quase todos.
A segunda direção é uma moda francesa dos anos 70.E nele, é claro, os ícones de estilo simplesmente apareceram! São Jane Birkin e Brigitte Bardot, e todas essas imagens atraentes e sensuais do cinema francês, que também são bastante simples de criar. Preste atenção às coisas de veludo, camurça e veludo. Por exemplo, algumas calças de veludo, além de uma camisa branca simples, além de um lenço de pescoço, além de um suéter ou cardigan volumoso - eles já o enviarão para os anos 70. E se você também fizer o penteado apropriado, será ótimo!
Bem, a terceira direção, digamos, está mais próxima do luxo e da elegância, essa é a direção da Chanel e da jaqueta clássica Chanel. Uma jaqueta é certamente uma coisa no guarda-roupa que é muito versátil. E se há sortudos que podem costurar uma jaqueta com as próprias mãos, então eu realmente os invejo! Isso é muito legal e muito versátil: com calças, saias, vestidos, calças jeans e até jeans rasgados. A jaqueta é um item de guarda-roupa que se encaixa em todos os estilos e parece muito francês. A única coisa em termos de conselho, eu recomendaria prestar atenção aos acessórios. E talvez gaste um pouco mais de tempo para encontrar os botões certos. Você pode procurar em algum lugar das cidades nos mercados de pulgas ou nas lojas vintage, nas ruínas ou nos montes da avó nos baús. Isso dará o chique francês a um item de guarda-roupa, como uma jaqueta Chanel.
MM: Vika, quero dizer que temos uma ótima oferta para todas as mulheres que costuram. Estes são ótimos cursos on-line na Burda Academy //akademia-burda.ru
na adaptação de vários modelos, em particular a jaqueta Chanel, de acordo com sua tecnologia histórica! Quando você processa os detalhes da mesma maneira que fazia diretamente na casa da moda: forca feita à mão, botões apertados, e foi o que você disse, dá o chique certo, adiciona um toque francês ou um toque francês. Portanto, aconselho nossos leitores a participarem de nossos cursos on-line.
Para aqueles que querem trazer um novo e novo fluxo ao seu estilo, na edição de fevereiro da revista Burda, haverá um modelo incomum como uma jaqueta de motoqueiro costurada a partir de um boucle! Esta é a mesma jaqueta Chanel, mas mais moderna e jovem. Nesta situação, oferecemos uma ampla variedade de direções.
Quero agradecer a Vika por essa conversa interessante e acho que aqueles de nossos leitores que querem procurar em francês, independentemente de poderem pegar uma passagem de avião e voar para a França, podem fazê-lo. Fique conosco, leia nossa revista e acesse nosso site //burdastyle.ru E não se esqueça de se inscrever nos podcasts da Burda na Apple e nos podcasts do Google e na música Yandex. E agradeço a Vic de Rocco, uma estilista pessoal, e espero que ela apareça novamente em nosso estúdio.
BP: Muito obrigado pela conversa agradável!