Sentimos a chegada da primavera com um toque suave nas bochechas dos raios do sol. No entanto, o sol da primavera é insidioso.
Macio, ainda não abrasador, deixa suas "marcas", que devem ser combatidas por um longo tempo.
Cada um de nós sonha com pele delicada e aveludada e até pele. Não é de surpreender que o aparecimento de sardas, manchas da idade se torne para muitas mulheres, não apenas cosmético, mas também um problema psicológico. O fato é que os melanócitos - as células que produzem o pigmento melanina - são distribuídos de maneira desigual na pele. Especialmente, existem muitos deles nas partes abertas do corpo: a hiperpigmentação em 95% dos casos aparece no rosto, em 37% - nas mãos, em 10% - nos decotados.
Buscando a perfeição, as mulheres, por todos os meios, querem se livrar das manchas da idade. Mas antes de começar a luta, você precisa descobrir as razões de sua aparência. Em cada idade, elas podem ser diferentes e, a propósito, o sol não é o culpado em todos os casos.
Problemas de jovens
Meninas de até 20 a 25 anos de luto são entregues principalmente por sardas. Não importa quantas pessoas ao redor garantam que os "beijos do sol" dão à pessoa tolice, aparência especial e feminilidade, a maioria das meninas se opõe a elas. E completamente em vão. Em primeiro lugar, o aparecimento de sardas é determinado geneticamente, especialmente em loiras ruivas e naturais, o que torna a luta contra elas ineficaz.
Em segundo lugar, ao longo dos anos, muitas sardas simplesmente desaparecem, e o problema é resolvido por si só. Além disso, no inverno, as sardas tornam-se quase invisíveis e reaparecem apenas com o início dos primeiros dias quentes de sol.
Gorjeta
Todos os proprietários de sardas na primavera precisam usar cremes com um alto grau de proteção contra os raios ultravioletas. Após o inverno, a pele é mais sensível a eles; além disso, a ação do sol da primavera é aprimorada pela cobertura de neve restante, refletindo a luz. Isso é especialmente necessário para levar em consideração as férias nas montanhas, bem como durante caminhadas ou esqui no campo.
1 Dr. Alinhamento Correção Soro Pierre Ricaud.
2 Soro de correção do tônus da pele Even Better Clinical Dark Spot Corrector, Clinique.
3 Creme contra pigmentação Regulador de pigmento, SkinCeuticals com ácido koic.
4 Soro Iluminador Concentrado, Soro Iluminador Concentrado, Shiseido.
-Idade Média
Nas mulheres no período fértil, o problema da hiperpigmentação é mais frequentemente associado à gravidez. As manchas da idade que aparecem em mulheres grávidas são chamadas de cloasma. Na maioria dos casos, eles desaparecem sozinhos após o parto, mas às vezes permanecem por um longo tempo (geralmente no rosto). Às vezes, o aparecimento de cloasma não está associado à gravidez. Sua causa pode ser disfunção dos ovários, uso de contraceptivos hormonais, etc.
Gorjeta
Nesse caso, consulte um ginecologista.
-Depois dos 50
Muitas mulheres nessa idade começam a notar o aparecimento de pequenas manchas marrons na pele - principalmente no rosto e nas costas das mãos. Eles se tornam evidências indiretas do envelhecimento feminino. Esse tipo de hiperpigmentação é chamado lentigo e é uma das manifestações de alterações cutâneas relacionadas à idade. Por que isso está acontecendo? Devido à violação da barreira de gordura durante o envelhecimento, a permeabilidade do estrato córneo da pele aumenta e os melanócitos se aproximam gradualmente de sua superfície.
Gorjeta
Com mais freqüência, inclua alimentos ricos em vitaminas C, A, E em sua dieta ou tome complexos vitamínicos-minerais. Além disso, evite a luz solar direta: eles não apenas causam hiperpigmentação, mas também aceleram o processo de envelhecimento da pele. Use cremes especiais com filtros UV. Não negligencie chapéus de abas largas e luvas de verão.
Opinião de um 'expert
O dermatologista, diretor médico da La Roche-Posay EKATERINA CHEPURINA fala sobre a prevenção da pigmentação:
- Para evitar esses problemas de pele, é muito importante o uso diário de produtos com filtros de proteção solar contra a radiação UVA e UVB. Nos remédios diurnos, a proteção com um fator SPF de 15 a 20 é suficiente. Mas lembre-se: quanto mais a pele estiver propensa à formação de manchas da idade, maior será a proteção.
O Laboratório La Roche-Posay é pioneiro no campo da invenção de filtros para radiação UVA, responsável pelo fotoenvelhecimento, incluindo pigmentação. É por isso que a gama de cosméticos Anthelios, que possui ultra proteção contra radiação tipo A, é recomendada por dermatologistas da Europa e da Rússia para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Em ativo
os especialistas recomendam a aplicação do período solar para evitar a pigmentação 30 minutos antes de ir para o Anthelios 30-50 +, dependendo do fototipo da pele. Em condições urbanas, quando estiver no ar por mais de 2 horas, isso deve ser feito uma vez por dia e em férias, se você estiver constantemente ao sol, a cada 2 horas. Graças ao novo sistema Mexoplex, os produtos Anthelios não apenas protegem a pele da pigmentação e outros sinais de fotoenvelhecimento, mas também evitam alergias ao sol e queimaduras solares. Além disso, são resistentes à água e possuem texturas leves e confortáveis.
1 Fluid Extrem AC SPF 30 Anthelios, La Roche Posay com efeito mate para peles oleosas.
2 Creme de fusão SPF 50+ Anthelios, La Roche Posay para peles normais a secas.
-Plano de ação
Para fazer com que sardas ou pequenas manchas de pigmento apareçam recentemente menos visíveis, você pode usar suco de limão, pepino, salsa e máscaras de chucrute, clara de ovo, farinha de aveia ou iogurte. No verão, experimente máscaras diárias feitas com leite fresco de leite ou dente de leão. Clarear manchas de pigmento também ajudará os cosméticos modernos, mas antes de usá-los, você deve ler as instruções.
Infelizmente, geralmente é impossível remover manchas antigas de pigmento em casa. A ajuda de um especialista é necessária aqui. Atualmente, nos salões de beleza e centros de cosmetologia, há toda uma gama de métodos para combater a hiperpigmentação: peelings químicos, mesoterapia e fonoforese com ácido ascórbico, além de fototerapia e recapeamento a laser da pele.
Gorjeta
Na primavera e no verão, a pele é muito sensível à luz solar. Portanto, neste momento, tente evitar procedimentos cosméticos que causam afinamento do estrato córneo e o afetem mecanicamente. Trata-se principalmente de peeling químico, mesoterapia, depilação, limpeza facial, cirurgia plástica - todos eles podem levar à hiperpigmentação da pele.
ENCONTRAR E LIMPAR
A hiperpigmentação da pele também pode sinalizar problemas de saúde mais graves. Por exemplo…
• Pigmentação na testa - uma faixa com cerca de 1 cm de largura - pode indicar uma doença grave do sistema nervoso. Não adie a visita a um neurologista.
• Se a pele começar a manchar na cor bronze sem exposição
sol, marque uma consulta com um endocrinologista - é assim que as doenças adrenais podem se manifestar.
• Manchas marrons podem aparecer ao tomar medicamentos (retinóides, tetraciclinas, medicamentos hormonais) ou após o uso de cosméticos contendo essências e óleos vegetais. O motivo é a fotossensibilização - excessiva
sensibilidade do corpo aos raios ultravioletas provocados por certos produtos químicos. Leia atentamente as instruções para os medicamentos: se eles podem causar fotosensibilização, tente minimizar a exposição ao sol e consulte seu médico.
• A hiperpigmentação pode ocorrer após urticária alérgica, na área de erupções cutâneas no contexto da infecção, após eczema, pioderma (lesões cutâneas purulentas), neurodermatite, queimaduras. Nesses casos, evite tomar sol na praia e ir ao solário.
• Com um tipo especial de hiperpigmentação ao redor da boca, queixo, dobras nasolabiais - dermatose pigmentar na boca próxima - é possível a presença de vermes no corpo. Não deixe de consultar seu médico!
• O aparecimento de manchas marrons no corpo pode sinalizar
sobre a falta de ácido nicotínico - é encontrado no café natural. Mas sem fanatismo: 1 xícara desta bebida aromática por dia é suficiente.
• A pigmentação nos cotovelos e joelhos geralmente indica uma deficiência de vitamina A. Para evitar esse problema, adicione mais fígado, laticínios, gema de ovo, cenoura, abóbora e caqui ao menu.
TEXTO: ELENA SHVEDOVA. FOTO: GETTY IMAGES / FOTOBANK; PHOTOALTO / ORIENTE NOTÍCIAS; SPRINGFIELD GAERY / VOLFF / AGA / LE DO / ELDIN MURATOVIC / ZERGKIND / FOTOLIA.COM (6), ALEXANDER PLATO / BILDFABRIK (1); PR (6).