Inicialmente, esse tipo de bordado era realmente precioso - era realizado em ouro e prata. Hoje eles usam fios e cordões metalizados, seda, "íris" - o resultado ainda parece luxuoso.
Costura preciosa: história
A costura dourada ou dourada é uma técnica especial de bordado à mão, conhecida desde a antiguidade. Como regra, são usados na costura de ouro fios metalizados e prateados, gimp (um fio de metal muito fino para bordar), pinça (fio de metal facetado de uma seção plana, torcido em espiral pentagonal), além de pérolas, miçangas e lantejoulas.
Foto: hands-across-the-sea-samplers.com
As primeiras informações sobre bordados de ouro remontam ao século II aC. e - segundo a lenda, surgiu no reino de Pérgamo (noroeste da Ásia Menor) e de lá chegou aos romanos. Na Rússia, menções à arte de bordar em ouro são encontradas em anais, documentos antigos e também em críticas de viajantes estrangeiros, a partir do século XI.
Foto: honorbeforevictory.com
Diferentes tipos de linhas para esse tipo de costura foram feitos de ouro e prata. O metal foi transformado em um fio muito fino, torcido em espiral em torno de fios de linho ou seda, ou usado diretamente pelo próprio fio para costura. Eles bordam tecidos caros e densos: tafetá, cetim, brocado, veludo, além de camurça e couro, decorados com pérolas e pedras preciosas. É claro que tanto os materiais para o trabalho quanto os produtos acabados eram muito caros. As obras preservadas do século XV são principalmente materiais de igreja, ícones, iconostases bordados, faixas, banners.
Foto: jessicagrimm.com
O fio de metal mostrou-se bastante quebradiço, era difícil bordá-lo, como fios comuns, passando por um tecido. Portanto, o fio foi colocado na frente do tecido em um padrão e anexado com um fio de seda - na cor do metal ou em contraste. Revelou pinturas bordadas reais, monocromáticas brilhantes ou multicoloridas, coloridas.
Foto: sarahhomfray.com
Foto: potos.miarroba.com
22 tipos raros e incomuns de bordado
Costura de ouro hoje
Hoje, o bordado de ouro se tornou em grande parte um tipo secular de bordado. As oficinas desse tipo de costura foram preservadas (e estão renascendo) nos mosteiros, mas cada vez mais são usadas para decorar roupas e acessórios, criar jóias, pinturas, decorar e assim por diante.
Foto: kathleenlaurelsage.co.uk
Foto: @nazarkinamasha
Na maioria das vezes, agora com bordados dourados não são usados "preciosos", mas com fios metalizados fabricados na fábrica. A propósito, em vez de ouro, esse tipo de costura começou a ser chamado precisamente por causa da substituição de fios de ouro reais por fios de "ouro". Os fios modernos não são mais tão frágeis como muitos séculos atrás, mas uma das principais técnicas permanece a mesma: o fio principal é colocado de acordo com o padrão e agarrado por um fio auxiliar mais fino. Para tornar o padrão volumoso, um substrato de papelão fino, tecido, couro e corda é colocado sob um fio metalizado. Bordado com pérolas, miçangas, contas de vidro, miçangas, lantejoulas e até botões.
Foto: @ submarina707
Foto: imperiya. de
Devo dizer que a capacidade de costurar ouro em tempos antigos foi muito valorizada - de muitas maneiras, esse tipo de bordado faz fronteira com a arte; além disso, requer muita atenção, perseverança e precisão. E hoje, o bordado dourado é um dos tipos de bordado mais trabalhosos. Para alcançar os patamares de excelência, eles o estudam de várias semanas a vários anos em cursos, em escolas especiais e até em universidades.Mas para dominar o básico desta arte, suficiente para criar e decorar coisas, você pode fazer isso sozinho.
Foto: @juliet_mikecharlie
Foto: @ submarina707
Bordado branco e Richelieu: uma master class para iniciantes
Costura de ouro: aprendendo o básico
Você precisará de:
Foto: @ submarina707
1. Tecido
Comece a aprender melhor em linho denso ou algodão.
2. O aro
Para bordar em ouro, são usadas argolas retangulares - é necessário que o tecido seja esticado sobre elas de maneira uniforme e uniforme. Idealmente, uma máquina de bordar é adequada - um desenho retangular com um tecido manchado a alguma distância da mesa: dessa forma, as mãos obtêm acesso simultâneo à parte da frente e de trás do bordado, isso é importante para a costura dourada. Opção - uma moldura de madeira na qual o tecido é esticado (você pode encomendar um na oficina de arte ou puxar o tecido você mesmo usando os botões).
3. Tópicos:
- linha de bordar torcida - íris, garus de seda, seda de ponto, etc.;
- fio de ouro - fio metalizado ou renda metalizada fina;
- fio auxiliar - seda forte, algodão, fio sintético.
4. Material para criação de volume ou para revestimento
Para tornar o bordado convexo, pedaços especialmente cortados de papelão, tecido, tecido e couro são colocados sob as linhas. Para peças volumétricas finas, pedaços de corda, barbante, feixes de fio dental são adequados. Às vezes, depois de criar o volume, o padrão em relevo é coberto com malhas de algodão (opcional, mas esse método permite costurar de maneira mais limpa depois).
5. Agulhas
Agulhas de bordado nº 1-2, uma agulha para seda fina com um olho pequeno, uma agulha grande, agulhas para contas (se você planeja decorá-las com bordado).
6. Materiais para decoração
Miçangas, miçangas, lantejoulas e assim por diante.
7. Ferramentas de bordado comuns e auxiliares
Tesoura, faca, dedal, caneta / caneta para aplicar um padrão ao tecido, cera (para ajudar os fios a deslizarem melhor), cola de tecido, bobinas (um rolo plano ou quadrado especial no qual a linha é enrolada - é conveniente colocar uma bobina no plano de trabalho).
Sequência de trabalho
1. Decida o padrão e o tamanho do bordado. Pegue o tecido, os principais (enrole-os em bobinas) e os fios auxiliares, materiais para decoração.
2. Puxe o bastidor ou o subquadro. A sequência de puxar as bordas está na imagem.
3. Aplique o padrão no tecido.
4. Se você for bordar alto ou alto relevo, prepare o suporte: traduza o padrão das futuras partes convexas do padrão em papelão (tecido, cortina), recorte, cole delicadamente o suporte no tecido para bordar ou costure com vários pontos. Além disso, o volume pode ser criado usando uma corda colocada em um padrão e presa ao tecido com vários pontos.
5. O processo de bordado em si segue. Existem muitos pontos e métodos de bordado no bordado dourado. A sua atenção - três vídeos explicando os princípios básicos.
Anexar costura:
Bordado de piso:
Bordado de papelão: