Se alguém preferir dormir embaixo de um cobertor sem uma capa de edredon, é bom fazer um forro removível do tecido para não lavar o cobertor com muita frequência.
Tricotei um cobertor em forma de bandeira americana para um adolescente que gosta da história e das tradições dos EUA. O cara vai dormir debaixo deste tapete, não o colocando na capa de edredom. O cobertor é meio de lã, bastante volumoso, grosso, pesado e lavá-lo com muita frequência será inconveniente. Portanto, decidiu-se fazer um forro de algodão destacável nos botões para removê-lo e lavá-lo sempre que necessário.
Esta ideia é adequada para cobertores e mantas de malha e tricô, inclusive para crianças. A principal dificuldade é que você precisa levar em consideração a elasticidade e a espessura de um tecido de malha grande (neste caso, 150x200 cm), e apertar os botões para que seu uso não estique as bordas da manta. A ideia pode ser usada para cobertores de volume comuns, e não de malha. Por exemplo, se for constantemente arrancado da capa de edredon, você poderá costurar esse revestimento.
Certifique-se de enrolar o tecido antes do trabalho. Se o revestimento estiver assentado após a lavagem, ele irá apertar a manta.
Como decorar tecido
Você precisará de:
- tecido para forro (aqui - chita), tamanho - de acordo com o tamanho da manta + aberturas para bainha;
- gola oblíqua de algodão com um comprimento de centímetros 20 a mais que o perímetro da manta;
- Costurar em botões de plástico planos;
- fita métrica;
- régua;
- lápis, giz de cera ou marcador para tecido;
- agulha para costura manual;
- tesoura para tecido;
- máquina de costura e linha.
Manta-manta do mar: master class
Passo 1
Coloque a manta na superfície, determine as linhas em que os botões serão anexados e quantos serão. Corte 4 pedaços de embutimento inclinado para cada lado da manta (comprimento lateral + alguns centímetros de estoque). Marque os locais para costurar os botões na gola.
Nota: se você estiver trabalhando não com uma malha, mas com um cobertor costurado em tecido, para esta etapa, é melhor usar não um revestimento inclinado, mas uma fita guardadora. A fita Kiper é inelástica, mais densa e mantém os botões melhores. Mas se você deseja manter alguma elasticidade nas bordas do produto tricotado, é melhor fazer um corte oblíquo.
Passo 2
Costure as metades inferiores dos botões na frente.
Etapa 3
Costure tiras de botões com botões do lado errado ao longo das bordas da manta. Para que nenhuma costura possa ser vista pela frente do tecido tricotado, a melhor opção é costurar a agulha manualmente para trás. Agarre cerca da metade da espessura do tecido com a agulha, para que a linha não se estenda para a frente. Coloque as extremidades da fita e fixe-a bem.
Passo 4
Disponha o cobertor com o lado costurado para cima e determine o tamanho desejado da peça de revestimento. Adicione abas de bainha dupla em cada lado.Dobre as bordas duas vezes, passe a ferro e costure, como se estivesse costurando uma folha. Coloque o forro na manta e marque os locais para costura nas metades superiores dos botões.
Etapa 5
Costurar nas metades superiores dos botões. Feito!
Aula e foto: Natalya Pykhova
Costuras decorativas para o processamento de bordas xadrez: 5 idéias baseadas em uma costura em loop
Manta acolchoada de jeans velhos: uma master class
Manta de retalhos original do-it-yourself
Crochê: manta e travesseiro
Manta de malha com um cão