Criação

Como desmontar um guarda-roupa de acordo com o método de Marie Kondo

Pin
Send
Share
Send

A japonesa encantadora Marie Kondo ensinou milhões de pessoas a limpar! Experimente e você "método Konmari", que faz maravilhas, mesmo nos casos mais desesperados.

Marie Kondo se deixou levar pela limpeza há dez anos e, desde então, está constantemente aprimorando, estudando essa arte com metodologia e determinação japonesas.

À primeira vista, pode parecer que não há nada para estudar aqui por muitos anos, e as donas de casa com vinte anos de experiência poderiam ter ensinado muito Marie Kondo, mas basta ler apenas alguns capítulos de seu livro "Limpeza mágica. A arte japonesa de limpar a casa e a vida" para ter certeza - a abordagem de Conmari (como ela se chama) é realmente única.

A garota conta e mostra em seu próprio programa no canal Netflix como colocar as coisas em ordem em toda a casa, mas hoje vamos descobrir como desmontar roupas usando o método Konmari!

Grande revisão: por onde começar

A própria essência do método Conmari é que todo item (não necessariamente vestuário, geralmente qualquer um) em sua casa deve causar alegria real e sincera. Se uma coisa não causa emoções positivas e não possui uma necessidade funcional (por exemplo, um conjunto de chaves de fenda pode não causar alegria em sua alma, mas é usada quase sempre que você precisa consertar algo em casa), uma coisa dessas "sem alegria" não é coloque em sua casa.

Você precisa verificar as coisas para obter uma resposta tão emocional em uma determinada ordem, a fim de economizar tempo e nervos. O primeiro item da lista é vestuário, depois livros, documentos, diversos e, finalmente, coisas às quais você se apega emocionalmente (por exemplo, lembranças, fotografias, etc.). Cada uma dessas grandes categorias pode ser dividida em menores. Por exemplo, as roupas podem ser divididas nos seguintes grupos: blusas (camisas, cardigans, camisetas, camisetas, blusas, etc.), saias, calças, vestidos, roupas de baixo, roupas íntimas.

Escolha a categoria com a qual você começará e prossiga para o primeiro passo em direção à ordem ideal!


Nós criamos o guarda-roupa perfeito: a regra da pirâmide


Etapa 1. Colocando tudo em um só lugar

Digamos que você selecionou a categoria tops. Agora sua tarefa é montá-los em absolutamente todos os armários e salas. Não desmonte os topos em apenas um quarto - caso contrário, amanhã você terá que repetir o mesmo em outro! A idéia é pegar e desmontar imediatamente toda a categoria.

Coloque todos os topos em uma pilha grande na cama, sem esquecer uma única camiseta ou uma única camiseta. Como escreve Marie Kondo, as pessoas geralmente ficam pasmas com os volumes que se abrem diante deles. Para abordar de alguma forma essa pilha, ela recomenda começar com os tops NÃO de acordo com a estação, pois nesse caso é mais fácil escolher o que você usaria com alegria assim que o tempo permitir, e você realmente não espera ver nada. Se você começar com as roupas que está vestindo agora, há um grande risco de dizer para si mesmo: "Bem, eu realmente não gosto dessa blusa, mas a usei ontem ..." e sucumbir ao desejo de deixá-la.


O que é um armário de cápsulas e como fazê-lo


Coloque as coisas em duas pilhas, enviando uma que lhe dê emoções positivas e alegria e uma que você tenha que dizer adeus.

Gorjeta: Qualquer pessoa que tenha desmontado as roupas tem uma armadilha - o desejo de transferir algo para a categoria de roupas para casa, em vez de jogá-las fora. Marie Kondo tem certeza de que em casa você não precisa usar roupas velhas, mas nem todas as roupas novas são adequadas para uso em casa. Se você não deseja colocar essas coisas, certamente não as deseja em casa e, como resultado, essas roupas acumularão poeira no seu armário.Vista em casa que relaxa, evoca emoções agradáveis ​​e agrada com conforto!

Etapa 2. Dobre corretamente

Depois de organizar as coisas em duas pilhas, você precisa dobrar as roupas que decide deixar, mas dobre corretamente. Marie Kondo acredita que você precisa pendurar em cabides apenas aquelas coisas que não podem ser armazenadas de outra forma - por exemplo, jaquetas, vestidos, casacos, saias, coisas feitas de tecidos delicados. Todo o resto pode e deve ser dobrado, e várias vezes, em um retângulo puro. O principal truque aqui é armazenar as coisas não horizontalmente, mas ... verticalmente!

O objetivo é dobrar a coisa em um retângulo liso e simples, para que a peça dobrada possa ser colocada na borda. Esse processo é melhor observado no vídeo em que a própria Marie Kondo demonstra a dobra correta.

Etapa 3. Penduramos certo

A regra básica é pendurar roupas da mesma categoria lado a lado, dividindo o espaço em uma seção de jaquetas, uma seção de ternos, etc.

Além disso, Marie Kondo oferece um truque incomum: arrume as roupas para que "subam para a direita". Na sua opinião, mesmo uma flecha desenhada da esquerda para a direita cria uma sensação de liberdade, crescimento. Portanto, no lado esquerdo, você deve organizar itens com tecidos mais pesados, cores longas ou escuras. À medida que você se move para o lado direito do espaço do cabide, o comprimento das roupas deve ficar menor, os tecidos mais finos e as cores mais claras. Este princípio é respeitado dentro de cada categoria.

Como a própria Marie escreve, muitos duvidam que a atenção a essas ninharias possa mudar alguma coisa, mas sugere apenas tentar garantir a experiência da magia de seu método.

Etapa 4. Armazenamento de meias e calças justas

Em sua prática, Conmari costumava ver meias enroladas em uma bola, ou meias-calças amarradas em um nó, e cada vez que isso a deixa triste. "Dê uma olhada nelas. As meias devem ter tempo para relaxar. Você realmente acha que pode relaxar dessa forma?" ela escreve.


Como guardar vestidos de lã


Parece, é claro, um pouco engraçado, mas essa abordagem ilustra perfeitamente a atitude dos japoneses em relação às coisas. As roupas que você veste em seu corpo, mesmo as insignificantes como as meias, devem ser abordadas com respeito, dando-lhe crédito pelas emoções que ela lhe dá. Apenas pense, se você deixou apenas as meias de que realmente gosta, que lhe dão alegria, essas coisas merecem ser enroladas em uma bola feia?

Dobre as calças justas leves e dobre-as em um cilindro limpo e dobre três vezes mais densas e depois role-as como um rolo. Colocando-os em uma caixa, coloque os cilindros na vertical. Coloque as meias umas sobre as outras e dobre-as ao meio, formando um retângulo e guarde-as da mesma maneira, colocando-as na borda. Portanto, todas essas coisas serão armazenadas de forma suave e sem rugas, sem alongamentos, e você verá facilmente quanto e o que possui.

"Ao dobrar as roupas corretamente, você expressa seu amor, carinho e gratidão por ela", escreve Marie, e é difícil argumentar com isso. Você também pode querer tocar nessa filosofia japonesa simples e dar o mesmo cuidado às suas coisas!

Foto: popsugar, @ joy.in.organizing, @elartedeorganizarok, @mariekondo

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: #Brufioretiindica: "A Mágica da Arrumação", de Marie Kondo (Pode 2024).