Criação

Por que estamos ficando velhos?

Pin
Send
Share
Send

Essa questão atormentou muitos séculos, não apenas representantes comuns da humanidade, mas também suas melhores mentes. Uma única resposta não foi encontrada até o momento. Mas existem opções ...

Existem muitas teorias que explicam o envelhecimento. Alguns culpam os programas inatos estabelecidos pela natureza, outros culpam os efeitos nocivos de fatores externos etc. Por muitos anos, o envelhecimento foi considerado um processo biológico, agora eles estão prestando cada vez mais atenção à influência psicológica da sociedade, ao estado de espírito. Até hoje, a busca continua por um único gene, um hormônio - em geral, um botão no qual você pode clicar e definir a idade para uma pausa de 30 anos - bem, ou sempre que quiser. Mas cada vez mais cientistas estão chegando à conclusão de que o murchamento é o resultado de muitas causas.

4 mecanismos de envelhecimento:

■ processos que são executados no nível do gene;

■ impactos ambientais adversos;

■ atividade do sistema hormonal;

■ envelhecimento no nível celular.

As teorias, como exatamente esses mecanismos funcionam, são ainda maiores. E, em geral, eles se complementam perfeitamente. Conhecendo os princípios básicos, você não pode esperar por grandes descobertas e desenvolver seu próprio estilo de vida antienvelhecimento. Afinal, ninguém quer uma longa velhice, todo mundo sonha com a eterna juventude!

Teorias do envelhecimento

Teoria Regulatória Adaptativa com base no fato de que o crescimento, o desenvolvimento e a expectativa de vida do corpo são determinados pela forma como dois processos paralelos ocorrem nele: desgaste. Supõe-se que o "desgaste" seja perceptível devido a violações no trabalho dos "principais" genes que controlam a atividade de todos os outros. Como resultado, com a idade, as substâncias necessárias no corpo (digamos, para o cérebro funcionar) não são produzidas suficientemente. Por exemplo, uma deficiência no cérebro de certas substâncias e um excesso de outras levam à doença de Alzheimer.

Alguns genes "dormem" quando isso é completamente desnecessário, enquanto outros, ao contrário, podem "erroneamente" ativar e sintetizar substâncias que podem envenenar e destruir órgãos e sistemas inteiros. É exatamente assim que, de acordo com os autores da teoria, surgem aterosclerose, câncer, diabetes mellitus tipo 2, doença de Parkinson e Alzheimer.

Com base nessa teoria, a idéia foi apresentada - para aprender a regular o trabalho dos genes. De fato, para o trabalho de qualquer um deles, é necessário algo de fora: certos assuntos dos quais o gene produz outros, e certas substâncias que são "informadas" a ele sobre a necessidade de construir algo. Se essas substâncias e substâncias semelhantes forem reduzidas ou aumentadas, o gene será forçado a se comportar de maneira mais ativa ou, por outro lado, adormecer. Além disso, para isso, é totalmente opcional beber alguns medicamentos. Quais processos o fumo desencadeia no corpo, você já ouviu tudo? Este é o efeito de substâncias da queima do tabaco nos genes. Outro exemplo: os doces em grandes quantidades “sacrificam” os genes responsáveis ​​pela sensibilidade aos doces. De fato, por que ser ativo se o açúcar já está cheio? É assim que o diabetes tipo 2 se desenvolve. Além disso, foi recentemente estabelecido: quando ficamos quase imóveis por mais de duas horas seguidas, o trabalho dos genes antienvelhecimento desaparece e o trabalho dos genes que provoca o desenvolvimento da decrepitude e das doenças senis começa. É necessário, no sentido literal da palavra, dispersar o sangue pelo menos a cada 2-4 horas para dar um sinal aos genes: "Ainda estou no negócio e não vou envelhecer!"

Neuroendócrina, também é teoria hormonal, de elevação ou ontogenética foi desenvolvido por um bioquímico e gerontologista doméstico V. M. Dilman. Ele provou que a atividade e a quantidade de hormônios mudam com a idade. Essas mudanças são inerentes à natureza, para que uma pessoa possa amadurecer, dar à luz e criar filhos e, em seguida, abrir caminho para novas pessoas. O principal órgão deste sistema é o hipotálamo, uma parte do cérebro.É sensível aos hormônios e dá um sinal para as glândulas: desenvolver mais dessas substâncias, aquelas menos. Com a idade, sua sensibilidade diminui e o distúrbio começa no trabalho das glândulas. Os sinais para a produção de certos hormônios (sexo, crescimento, sono) são reduzidos. Mas outras substâncias que provocam inflamação interna, obesidade, hipertensão, diabetes, pelo contrário, estão se tornando cada vez mais. Isso porque o hipotálamo não os percebe bem, parece-lhe que não são suficientes, então ele amplifica o sinal de produção. Essa teoria fez uma explosão real na ciência do rejuvenescimento. Você já viu velhos clássicos europeus e americanos? A terapia de reposição hormonal (TRH) agora é amplamente utilizada. Uma dosagem bem escolhida ajuda a conviver com uma tireóide ou diabetes "dolorida". A TRH pode corrigir as manifestações da menopausa nas mulheres e aliviar os pensamentos tristes dos homens, melhorar o tônus ​​muscular e nervoso, normalizar o funcionamento dos vasos sanguíneos. Isso tem um efeito positivo sobre a condição da pele, cabelos, humor e até habilidades intelectuais. Mas você não pode prescrever hormônios para si mesmo! Idealmente, vale a pena fazer uma análise de todos os principais hormônios em 25 anos, bem, ou quando você pensa sobre isso. E depois dos 35 ou quando as mudanças relacionadas à idade começarem a incomodar, repita o estudo. O endocrinologista comparará os dados e determinará o que e quanto "adicionar".

Teoria dos radicais livres

Quase simultaneamente, ela nasceu do americano D. Harman e do físico soviético N. M. Emmanuel. Os radicais livres - formas ativas de oxigênio - são encontrados em abundância no ar poluído de uma grande cidade e surgem no interior do corpo, por exemplo, após o estresse. Eles são muito ativos, móveis e oxidam, ou seja, danificam qualquer estrutura viva e até não-viva (o exemplo escolar mais popular é a ferrugem). Dos destruídos, eles também dão à luz a sua própria espécie! Os danos se acumulam e, mais cedo ou mais tarde, o corpo deixa de lidar com a destruição. Como eles se manifestam? A pele perde sua elasticidade, os órgãos não podem funcionar normalmente e algumas células se degeneram ... A natureza estabeleceu em nós um sistema de proteção contra um excesso de radicais livres, que deve ser mantido. Consiste em enzimas produzidas no corpo e substâncias que recebemos do exterior. Os componentes mais importantes deste sistema são as vitaminas A, C, E e selênio. Antioxidantes - protetores dos radicais livres - são ricos em chá verde, tomate, frutas escuras, etc. Eles aparentemente estão contidos principalmente em vegetais, ervas, frutas, frutas, sementes, nozes. Além disso, em frutas orgânicas, isto é, cultivadas à moda antiga, em crescimento selvagem, há mais delas. Deixe esses alimentos formarem a base da dieta! Suplementos também são bons, mas com moderação.

Teoria da morte celular programada (apoptose) desenvolvido pelo acadêmico V.P. Skulachev. O autor se concentrou no que os radicais livres fazem nas mitocôndrias - as "fontes de energia" da célula. Normalmente, eles devem passar por um ciclo de vida e se entender em partes que usam sistemas elementares vizinhos. Limpo e sem desperdício! Mas os radicais livres, destruindo as mitocôndrias, fazem com que as células morram prematuramente. Como resultado, eles morrem mais do que nasce. Aparecem restos celulares em vez de células vivas e ativas. Carregado com antioxidantes. O ácido lipóico (encontrado em alimentos vegetais) é especialmente útil para as mitocôndrias. Mova mais o ar fresco para que os nutrientes para receber energia sejam mais ativos nas mitocôndrias e com eles antioxidantes preciosos.

Teoria da reticulação

Ela proclama a glicose o principal culpado - o açúcar. Se existe muito, nem tudo é convertido em combustível muscular, como a natureza pretendia. Vagando pelas nossas extensões internas, as moléculas de glicose órfãs colam (“costuram”) as moléculas de proteína. Por esse motivo, as células deixam de funcionar normalmente, os tecidos perdem elasticidade. A manifestação mais notável de tal "reticulação" são as rugas.Pior ainda, essas "suturas" são formadas nas células dos vasos sanguíneos e pulmões. Já desenvolvemos medicamentos que "bordam" moléculas. Mas é melhor fazer prevenção. Menos doce. Uma quantidade suficiente de carne vermelha magra contendo a substância carnosina, que protege as proteínas da "reticulação". Mais movimento - queima ativamente a glicose.

Teoria da separação sócio-psicológica indica que quanto mais velha a pessoa, menos ela se comunica com outras pessoas. Portanto, a aposentadoria afia drasticamente a sociedade, reduz a renda e muda seu papel na sociedade. Uma pessoa perde contatos e atividades familiares. E se ainda assim o aposentado não tem interesses nem hobby ... O corpo se sente algo desnecessário e começa a decair rapidamente. Não há necessidade de cair fora da vida! Comunique-se (se possível com os jovens e sobre tópicos de interesse para eles), aprenda coisas novas. É necessário carregar o cérebro e o corpo. Portanto, não se esqueça do movimento físico, ele também pode se tornar um treinamento para a mente. Bicicleta, patins, ioga - nunca é cedo nem tarde demais! Um homem é jovem desde que tenha grandes planos!

O artigo foi publicado com base nos materiais da revista "Bons conselhos" 8/2013

Texto: Tatyana Minina. Foto: Legion-Media

Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: SINAIS DE QUE ESTAMOS FICANDO VELHO - Existe vida após os 30? (Pode 2024).