Você compartilha os pontos de vista do "verde", está interessado em fitoterapia e, ao comprar um creme novo, procura ingredientes naturais na lista de ingredientes? Então os biocosméticos foram criados para você!
Hoje, produtos para a pele e cabelos com ingredientes naturais estão ganhando cada vez mais fãs. Entre esses produtos, há uma categoria especial - bio e eco-cosméticos, também é orgânica (na maioria das vezes essas palavras são percebidas como sinônimos).
E se a composição do creme ou do xampu incluir ingredientes naturais - não é de todo necessário que falemos de biocosméticos. Antes de tudo, seus componentes devem ser ecológicos! Para cosméticos orgânicos, existem padrões rigorosos de produção e qualidade, e o cumprimento deles é marcado com um ícone especial na embalagem. Na Europa, esses são geralmente certificados Bio / Ecocert, BDHI, ICEA, Soot Assotiation, nos EUA - USDA, NOP ou Oasis.
Barra alta
A composição dos biocosméticos está sujeita a maiores requisitos. Pelos padrões mundiais, deve ser 95% de ingredientes naturais. Ao mesmo tempo, os componentes da planta devem obedecer aos padrões ambientais - ser cultivados em áreas ecologicamente limpas, sem pesticidas e herbicidas, o uso de solventes químicos, etc., não é permitido quando os extratos são recebidos.
Os cosméticos orgânicos não contêm parabenos que podem causar irritação na pele, derivados de petróleo (parafina, vaselina, etc.), corantes sintéticos e fragrâncias. Todos os conservantes devem ser naturais ou idênticos a eles.Os ácidos sórbico, cítrico ou benzóico, vários óleos essenciais etc. podem desempenhar seu papel.
Nesses produtos, você não encontrará produtos de engenharia genética e ingredientes de origem animal, com exceção daqueles cujo recebimento não prejudique a fauna (por exemplo, cera de abelha).
Mais perto da natureza
Os esteticistas acreditam que os cosméticos orgânicos são especialmente bons para os cuidados antienvelhecimento. As plantas contêm muitos componentes bioativos com poderosas propriedades antioxidantes.
Por exemplo, polifenóis de uvas vermelhas em atividade antioxidante são superiores à vitamina C sintetizada - um dos lutadores mais populares com radicais livres - mais de dez vezes. O óleo essencial de gerânio praticamente não é inferior em eficácia a outro famoso antioxidante - o retinol. Existem plantas únicas (por exemplo, alfafa, mudas de plantas, trevo vermelho), ricas em substâncias semelhantes a hormônios - fitestrógenos, o que as torna um componente ideal para o cuidado da pele após 45 a 50 anos, quando são iniciados os processos ativos de envelhecimento hormonal.
Outra vantagem a favor da biocosmética: é rica em óleos essenciais, cujas moléculas são tão pequenas que podem penetrar na derme e, assim, combater o envelhecimento da pele não apenas na superfície, mas também em profundidade, onde ocorrem as principais alterações.
Mas lembre-se: se você tem pele sensível, é melhor verificar primeiro se este ou aquele creme é adequado para você usar um testador - uma alta concentração de óleos essenciais e substâncias bioativas pode causar irritação na pele.
Igualmente cuidado deve ser a escolha de cosméticos orgânicos e proprietários de peles oleosas: alguns óleos vegetais (como coco ou cacau) podem entupir os poros.
Opinião de um 'expert
Lyudmila Sazonova, cosmetologista-dermatologista, treinadora nacional para treinamento vocacional de cosmetologistas Yves Rocher na Rússia.
Todos os produtos biocosméticos passam por um único protocolo de teste sob controle dermatológico. Eles devem ser certificados por um órgão autorizado reconhecido por ministérios internacionais de países europeus, de acordo com as normas da União Europeia.
Pode ser um certificado EcoCert reconhecido na União Europeia; certificado Cosmebio - associação internacional de fabricantes de produtos cosméticos, certificado BDIH (Alemanha), SOIL Association (Reino Unido), etc.
Alguns produtores cultivam plantas em seus próprios campos. Por exemplo, a empresa Yves Rocher cultiva cerca de 30 tipos de culturas biológicas em 44 hectares na França. O processo de produção do começo ao fim fornece tecnologia natural. Biocosméticos contém apenas ingredientes à base de plantas ecológicos, ricos em ingredientes ativos. Além disso, a quantidade de ingredientes de origem vegetal deve ser de pelo menos 95%. Por exemplo, os produtos da linha CultureBio consistem em mais de 98% de ingredientes naturais e 85% de bioextratos.
Todas as fotos: Beboy / Fotolia.com (1); Wolfgang Kraus / Fotolia.com (1); Twixx / Fotolia.com (1); Christoph Boyson / Fotolia.com (1); Pixel e Ação / Fotolia.com; A. Platonov / Bildfabrik (10; PR.