Criação

Xaile

Pin
Send
Share
Send

Essa é a única de todas as roupas que podem ser atribuídas incondicionalmente ao campo da estética pura. E, mesmo salvando-a do frio, ela ainda é um acessório, outra arma de sedução.

Obviamente, o xale também desempenha funções utilitárias: aquece, protege. Mas o mais importante é que o xale é o seu espaço pessoal de beleza, não tocado por tesouras e cortes. Como propriedade e individualidade - é para você que essa cor e essas flores estão na sua cara. Depois de comprar o primeiro xale (pareo, roubou), você acha que comprou uma coisa estilosa, mas entrou no clube dos colecionadores de espaços: jardins, campos, céus ... E acredite, você não ficará limitado a uma cópia. A propósito, nos leilões, às vezes um xale velho é avaliado mais caro do que uma pintura antiga de um mestre famoso. E há uma razão.
Pashmina da Caxemira
Xaile de penas de Orenburg, padrões brilhantes de Pavlovo Posad, belezas avermelhadas e paisagens geladas. Parece que o xale é uma invenção russa original. Esta é realmente uma capa oriental. Os primeiros xales finos, mas muito quentes, foram feitos no século XV em Srinagar, no vale da Caxemira. Esses amplos envoltórios de uma mulher foram dobrados em um triângulo e colocados na cabeça, escondendo completamente o acampamento sob o luxuoso tecido indiano. Eles foram feitos manualmente a partir de lã de pashmina e cotão de uma raça especial de cabras da Caxemira. O trabalho exigia diligência, talento e também tempo: uma coisa cara e complexa foi feita de um ano e meio a quatro anos.Bordado a ouro, decorado com franja longa, pedras preciosas.

Nos primeiros séculos, apenas os habitantes do Oriente desfrutavam dessa beleza e, em seguida, tecidos e produtos da Caxemira apareceram na Europa. Os historiadores da moda acreditam que isso aconteceu com a mão fácil de Josephine Beauharnais. Muitos xales maravilhosos trouxeram Napoleão da campanha egípcia como um presente para ela. Josephine admirou o presente e começou a usar lindos lenços em vestidos e no interior. Logo a moda da França se espalhou por toda a Europa. As belezas consideravam que colchas macias complementariam perfeitamente os vestidos com cintura alta, decote e mangas pequenas - uma “moda fria” no estilo Império. Naquela época, eles também eram apreciados pelos homens: Byron e Stendhal praticamente não se separavam do xale, naturalmente, em sua versão decorativa masculina.Orgulho russo
Os primeiros xales russos na complexa técnica de tecelagem bilateral apareceram apenas no início do século XIX. Os mestres com base no desenho oriental criaram composições únicas em seu estilo nacional. E a Rússia começou a exportar xales - primeiro para o leste, depois para o oeste. Feitos pelas mãos de servas nas oficinas da província de Nizhny Novgorod, nossos xales não eram inferiores aos xales indianos em qualidade: leves e quentes, com padrões de tecidos, bordados ou estampados. Desenhos repetindo os murais de porcelana de Berlim e Viena davam aos xales uma sofisticação especial. As oficinas do proprietário Merlina eram famosas por isso, e 60 artesãs trabalhavam para ela. Mas em um ano eles produziram apenas 16 xales e 5 lenços. Um fio de 4,5 m de comprimento foi feito a partir de 13 g de penugem.O trabalho foi árduo e trabalhoso e, aos 30 anos de idade, as artesãs costumavam ficar cegas.
Os xales de Kupavinsky feitos na fábrica do príncipe Yusupov eram usados ​​apenas por comerciantes ricos: um custava até 200 rublos. - O salário anual do operário.
Dos xales tecidos, os produtos da Pavlovsky Posad eram muito procurados. Xales de malha de cabra para baixo tornaram-se famosa região de Orenburg. Segundo a lenda, o primeiro foi apresentado a Catarina II por uma artesã cossaca. A rainha ficou impressionada com o trabalho hábil, generosamente premiado com a menina, e esse xale se tornou a mais amada de todas as capas imperiais.
Desde meados do século XIX, os produtos Orenburg down recebem medalhas anualmente em exposições mundiais em Londres, Chicago e Bruxelas. Os pulmões, como uma teia de aranha, atingiam não apenas a beleza, mas também a sutileza - podiam ser arrastados através de um anel ou colocados em uma casca de ovo.
Na década de 1830, os xales tecidos apareciam com um ornamento estampado brilhante, com bordados de seda. E um pouco mais tarde, quando a produção de xales impressos já estava estabelecida em muitas fábricas e fábricas, eles começaram a ser usados ​​não apenas por mulheres nobres, mas também por mulheres da classe média e até da classe camponesa.
A capacidade de usar xales na Rússia começou a dar grande importância. Durante o reinado de Alexandre I, alunos de instituições educacionais femininas ensinaram dança com um xale. Então as meninas mostraram sua graça, graça e boa postura. Esta tradição foi preservada até o final do século XIX.Acessório de moda
Atualmente, o xale se tornou um acessório de moda. Eles colocam um brilhante nos ombros para tornar a roupa modesta mais expressiva, de lã - para se aquecer nos dias frios, de chiffon ou seda descuidadamente - para o chique.Nos xales modernos, a seda é entrelaçada com linho, caxemira e seda - a composição "real" torna tudo único e luxuoso. A ondulação na moda confere ao cachecol um caráter levemente caprichoso. Exclusivo, como esperado, representa as marcas famosas. Fios sintéticos podem ser adicionados a xales mais democráticos, criando uma ilusão quase completa de chiffon e seda natural. E, finalmente, você pode amarrar o próprio xale - o trabalho manual sempre será apreciado.
Designers populares pintam aquarelas em seda ou recorrem a motivos japoneses requintados, ou demonstram seu compromisso com a vanguarda, com padrões geométricos, com cores de leopardo ... Sim, e a etnia nunca deixou passarelas da moda.
Muitas estrelas estrangeiras adoram xales: Helen Mirren e Holly Berry, Jodie Foster e Oprah Winfrey ... Bem, os motivos russos estão agora no auge da popularidade tanto no Velho quanto no Novo Mundo. Assim, a grande fashionista Gwen Stefani usa um xale Pavlovo Posad. E qualquer estrela de Hollywood que vem para a Rússia considera seu dever adquirir vários xales russos. Modelos, atrizes e cantoras populares, e milhões de avós que ninguém conhece, se envolvem nesse cachecol. Provavelmente, apenas sobre os xales podemos dizer que isso nunca vai mudar, mas, ao mesmo tempo, paradoxalmente, nunca sai de moda. Portanto, quando mais uma vez, preparando-se para encontrar os amigos, você infelizmente entenderá que não há absolutamente nada de novo para vestir, pegue seu xale favorito, jogue-o e olhe no espelho - você verá uma beleza por lá!

O artigo foi publicado com base nos materiais da revista "Good conselhos" 11/2013
Foto: PR
Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Xaile Negro (Dezembro 2024).