As lâmpadas da Tiffany são riqueza e aristocracia incorporadas em vitrais e metais. Incrivelmente, essas belas coisas de vitral estão ao alcance de todos.
A própria palavra Tiffany - Um símbolo de sofisticação e estilo, elegância e graça, e as lâmpadas que ostentam esse nome orgulhoso? E eles são realmente lindos! Quanto charme único, aconchego e aconchego na casa onde esses lustres e arandelas elegantes estão acesos, a verdadeira mágica da luz, magicamente filtrada através do vidro multicolorido. Portanto, produtos originais são caros, enquanto estampas imitativas são muito mais baratas.
E se o senso inato de beleza se rebelar contra a compra de coisas baratas (“baratas” não do ponto de vista do valor, mas do ponto de vista do valor estético), mas pagar a mais por uma marca parece uma extravagância imperdoável? Após a conferência, nos aventuramos no experimento. Não tendo experiência nem educação especial, decidimos fazer um vitral de forma independente usando a tecnologia antiga Tiffany. Mas, pensando, eles concordaram que o treinamento deveria ser em algo pequeno. Então surgiu a idéia de fazer uma lanterna ou um castiçal com suas próprias mãos.
Esta é uma questão criativa, pois traz um mar de prazer, reúne espiritualmente e pode muito bem se tornar não apenas um hobby para a família, mas também um negócio.De qualquer forma, a capacidade de fazer algo com as próprias mãos sempre ajudou as pessoas a sobreviverem a tempos difíceis e a se encontrarem.
A técnica dos vitrais, é claro, não é fácil devido à presença de nuances não apenas não femininas, mas também perigosas - trabalhar com ferro de solda e ácido, um cortador de vidro e uma lima. Mas aqueles que estão acostumados a bordar - costurar, restaurar móveis, inventar todo tipo de joalheria - não terão medo de experimentar algo novo, muito bonito, elegante e simplesmente incomum. O processo é inspirador. Primeiro, você estuda a essência do problema, depois seleciona as ferramentas, prepara a área de trabalho e conjura sobre o esboço. Pode levar mais de um dia, mas alguém pode ter um mês - e todo esse tempo você vive em antecipação.
E aqui está você. Você se sente como uma criança brincando com óculos coloridos e nem deixa ninguém se aproximar de você e de sua riqueza enquanto desenha.
Então chega o dia em que é necessário cortar o vidro e eu nunca segurei um cortador de vidro nas mãos. É assustador, mas não para se cortar, mas para quebrar uma parte valiosa. E quebre um casal até que a mão se acostume.
E então você fica com raiva, e o cortador de vidro se torna obediente-obediente. A moagem também deve ser feita com cuidado, embaixo de uma torneira com água, para não respirar o pó do vidro.
A solda também é muito interessante! O principal é agarrar as peças primeiro, para não desmoronar e, em seguida, sem levantar a mão e não empurrar com força, com um movimento do ferro de solda, por assim dizer, puxe ao longo da costura coberta com arame (solda), e ficará bonita e uniforme.Nesta fase, existe um desejo constante de procurar ajuda de um marido ou filhos e, como regra, neste momento eles já estão atrasados.
Oficina de vitral
Na tecnologia de vitrais, você pode executar portas internas e de guarda-roupas, portas de aparador ou aparador, telas, todos os tipos de painéis, luminárias de chão, lustres, arandelas, candelabros e castiçais, lanternas e caixões, pratos e até colares e pulseiras.
Junto comEva Zhdanovskaya faça uma lanterna milagrosa.
Ele a ajudou - aconselhou, assistiu, riu e controlou o processo de todas as formas - o artista Sergey Babanin. No início Eva ZHDANOVSKAYA Escolhi o vidro colorido e peguei um quadrado de espelho para a base, pensei na minha lanterna e desenhei um esboço detalhado.
Você precisará de: Papel branco grosso; Papel vegetal; • lápis - coloridos e simples; Marcador; • apagador; • tesouras; • vitrais (domésticos serão mais baratos); • espelho de vidro (para a base); • cortador de vidro de alta qualidade; • moedor ou lima; Fita adesiva de cobre; • régua; • escova, ácido de solda (fluxo); • solda (fio de estanho com diâmetro de 3-4 mm); • ferro de solda; • luvas de borracha para uso doméstico; Esponja; Pátina; • Sabonete.
Transfira o esboço com um marcador para papel vegetal e corte-o e corte os traços do marcador, deixando um espaço (foto 1).
Circule os detalhes no vidro com um marcador e depois com um cortador de vidro - como uma caneta, mas a linha vai de baixo para cima (foto 2).
Use a alça do cortador de vidro para tocar no contorno finalizado pela parte traseira, e cuidadosamente separe a peça (foto 3).
Quando todas as peças são cortadas, suas bordas devem ser lixadas e enroladas ao redor do perímetro com papel alumínio ou fita de cobre (foto 4).
Coloque os detalhes no esboço. Prepare um ferro de solda e solda. Coloque as juntas das peças com fluxo (foto 5).
Seguramos a solda logo acima da costura, o ferro de solda - acima da solda. Primeiro, agarramos as peças no sentido horário e depois soldamos ao longo de todo o comprimento da costura (foto 6).
As paredes acabadas são igualmente soldadas e com uma base de espelho. Não se esqueça de manchar o fluxo! (foto 7).
Nas luvas, use uma esponja embebida na pátina para limpar as costuras. Sem remover as luvas, lave a lanterna milagrosa com sabão (foto 8).
Desligue a eletricidade, a luz do recém-nascido pisca atrás do vitral. Que figuras sonham nas danças de um pequeno brilho? Hora de sonhar.
O artigo foi publicado nos materiais da revista "Good conselhos" 6/2013
Foto: Legião-meios de comunicação (4); Alamy/Diomedia.com; Eva Zhdanovskaya
Material preparado por Julia Dekanova