Frequentemente, tomamos sintomas de mal-estar latente em busca de sinais de murcha. E para rejuvenescer, basta eliminar sua causa. Como nos sentimos e parecemos!
Inchaço do rosto
O rosto ficou inchado, seu nadador oval, incomum, um inchaço muito denso apareceu nas pálpebras, sob os olhos, nas bochechas ... Mixedema (do grego. "inchaço das mucosas") se desenvolve quando a glândula tireóide começa a ficar preguiçosa, isso não se deve a anos, mas a deficiência de iodo ou inflamação auto-imune, que desativou esse importante órgão responsável pela juventude e pela beleza. Com uma deficiência de hormônios da tireóide no tecido subcutâneo, acumulam-se substâncias especiais - mucopolissacarídeos, que atraem água. Não faz sentido limitar-se ao fluido nesses casos: o inchaço com isso não desaparece. Precisa de uma consulta médica!
Rugas
O envelhecimento facial é um processo lento que pode ser desacelerado com os devidos cuidados e, se a pele não responder aos cosméticos antienvelhecimento, você precisa procurar a causa dentro do corpo! Você pode julgar isso pela localização, profundidade e forma das rugas.
■ Os pés de galinha podem ser um sintoma de gastrite crônica.
■ Uma ruga longitudinal na têmpora na frente da orelha indica um mau funcionamento do intestino. A dobra profunda entre o lábio inferior e o queixo, bem como a paliçada de rugas acima do lábio superior, também indicam problemas. Marque uma consulta com um gastroenterologista!
■ Uma dobra entre as sobrancelhas ocorre com inflamação crônica dos seios da face.
■ A testa se dobra em um acordeão ao longo de todo o seu comprimento, e a pele nela parece mais espessa? Devemos passar por um exame de urina e verificar os rins. Rugas transversais - sinal SOS de um fígado sobrecarregado. Menos gordura e proteína animal, mais alimentos à base de plantas e vincos se endireitarão.
■ Rugas diagonais nas bochechas podem estar associadas a hipertensão e má circulação nas pernas. Não devemos lamentar a beleza minguante, mas ser examinados!
Contusões sob os olhos
A pele nessa área deve permanecer bege-rosada, independentemente da sua idade - 17 ou 70. Se as sombras subjacentes não estiverem associadas ao excesso de trabalho e à falta de sono, algo está errado com a saúde.
■ Círculos azul-rosados aparecem com cistite e hematomas da cor azul clássica ocorrem com anemia por deficiência de ferro.
■ Os círculos roxos geralmente estão muito inchados, os médicos chamam luzes alérgicas. Como se livrar deles, o alergista dirá.
■ Sombras de cera amarelada sob os olhos ocorrem em núcleos, marrom-amarelados, às vezes quase pretos - naqueles que sofrem de constipação crônica e naqueles cujo ponto fraco é o fígado, a vesícula biliar ou os rins.
Manchas negras
Muitos acreditam que as faixas etárias podem ser julgadas por faixas etárias com a mesma precisão que a idade de uma árvore por anéis anuais. Isso não é verdade. A pigmentação também pode ocorrer na juventude, por exemplo, devido ao abuso de bronzeado, desnutrição e por outros motivos. A pintura marrom na pele geralmente indica um desequilíbrio hormonal ou intoxicação geral do corpo, na qual um excesso dos produtos metabólicos finais se acumulou.
■ Muitos pequenos pontos espalhados ao longo da linha do cabelo e grandes áreas de pigmentação nos templos indicam doenças hepáticas, por causa das quais não conseguem lidar com a desintoxicação do ambiente interno, e pontos menores tornam necessário fazer um ultrassom da vesícula biliar: existem pedras ou sinais inflamação?
■ A pigmentação marrom ao redor da boca aparece com doença inflamatória intestinal e amarelada quando o pâncreas não está em ordem.
■ Manchas no centro das bochechas - uma ocasião para visitar um ginecologista. Na lista de possíveis diagnósticos: cisto, inflamação ou disfunção dos ovários, endometriose.
Cabelos grisalhos adiantados
Os cabelos começaram a ficar grisalhos intensamente. Você acha que isso é natural para a sua idade? O abundante cabelo grisalho que aparece rapidamente em uma mulher de cerca de 40 anos é uma ocasião para começar a procurar desvios no estado de saúde.
■ É possível que o corpo tenha uma deficiência de cobre, necessária para o cabelo produzir pigmento. Preparações minerais complexas eliminam a falta.
■ Visite seu médico: seu coração ou pâncreas podem estar começando a falhar.
■ Também vale a pena uma visita a um endocrinologista para descobrir se a glândula tireóide está em ordem: com uma deficiência de hormônios, a síntese de pigmentos que dão aos cabelos uma cor natural é perturbada.
■ Outra causa do clareamento capilar é a anemia por deficiência de ferro. Os folículos capilares recebem pouco oxigênio e param de sintetizar o pigmento da melanina, e os fios ficam cinza e caem. Comece a tomar suplementos de ferro com um suco de laranja espremido na hora, o que melhora a absorção de macronutrientes. Quando seu conteúdo no sangue retornar ao normal, a cor do cabelo será restaurada.
■ Fatores que contribuem para o envelhecimento precoce: excesso de sal na dieta, dependência de alimentos ácidos, estresse.
Perda de cabelo
Muitas pessoas pensam: se o penteado se tornou menos magnífico, então os anos são os culpados. E, no entanto, a perda de cabelo não está relacionada à idade. Se apenas porque as mulheres não deveriam ser carecas! Estamos procurando o verdadeiro motivo e eliminar!
■ Estresse reduz a produção de hormônios necessários para o crescimento do cabelo e causa o estreitamento dos vasos que alimentam os bulbos. Como resultado, a fase adormecida aumenta, durante a qual as lâmpadas repousam, e a fase de crescimento é reduzida. O cabelo cai mais cedo do que deveria ser, e os novos não têm pressa para tomar o seu lugar, e apenas memórias exuberantes permanecem de cachos exuberantes.
■ Insuficiência endócrina. A condição dos folículos capilares é afetada negativamente por um desequilíbrio dos hormônios sexuais, bem como pela falta de insulina, que diminui o açúcar no sangue. Verifique seu conteúdo: a perda de cabelo pode ser o primeiro sinal de diabetes mellitus, no qual a microcirculação do sangue em pequenos capilares que alimentam os folículos capilares é perturbada.
■ Constipação crônica. Se o intestino é preguiçoso, o corpo começa a se livrar intensamente das toxinas de outras maneiras, principalmente pelas glândulas sebáceas. O cabelo fica oleoso e começa a cair, porque um excesso dos produtos finais do metabolismo removidos pela pele envenena os bulbos.
■ Osteocondrose cervical. É caracterizada por dores de cabeça, tonturas, desconforto nos músculos do pescoço e cintura escapular. Se as vértebras são prejudicadas pela osteocondrose, as terminações nervosas localizadas entre elas são prejudicadas, o tom dos vasos que alimentam os folículos capilares diminui - o penteado começa a afinar. Para evitar que isso aconteça, faça ginástica no pescoço, massageie a superfície traseira e os ombros, prestando atenção especial aos pontos de dor.
O artigo foi publicado com base nos materiais da revista "Bons conselhos" 8/2013
Texto: Ivan Belokrylov. Foto: VikaValter / iStockphoto.
Material preparado por Julia Dekanova