No frio, quando as defesas do corpo estão enfraquecendo, vários problemas com a pele podem ocorrer.
Quase todas as pessoas ao menos uma vez encontraram irritação na pele: notaram vermelhidão, erupções cutâneas, inchaço, sensação de queimação ou coceira. Os médicos combinam todos esses sintomas com um conceito - "dermatose". Várias doenças podem ser escondidas sob sua máscara, e muitas vezes são exacerbadas no inverno, quando a pele sofre constantemente os efeitos do frio, vento e outros fatores adversos.
-
Dermatite atópica
Esta é uma inflamação alérgica crônica da pele - da urticária banal ao eczema. Atualmente, é o tipo mais comum de dermatose. E, na maioria das vezes, representantes do belo sexo o encontram. A doença, como regra geral, se manifesta pela primeira vez na infância, mas com 30 a 40 anos de idade, a maioria das pessoas passa sozinha e praticamente não ocorre após 40 a 45 anos. Dermatite atópica refere-se a doenças com predisposição hereditária que se manifesta sob certas condições: ecologia deficiente, estresse crônico, doenças crônicas concomitantes, etc.
Gorjeta
A dermatite atópica “ama” a pele seca e desidratada. Portanto, no inverno, antes de sair, aplique uma fina camada de creme oleoso no rosto e nas mãos. Não se esqueça de usar batom higiênico. Se necessário, tome anti-histamínicos prescritos pelo seu médico.Não se esqueça de usar batom higiênico. Se necessário, tome anti-histamínicos prescritos
O que há no guarda-roupa?
Com dermatite atópica e urticária fria, deve-se evitar a hipotermia geral, de modo a se vestir com o tempo.
A jaqueta ou jaqueta deve ser impermeável, proteger do vento e do frio; se possível, usar capuz. Ao escolher luvas, pare na água e na estanqueidade, em vez das malhas comuns. Compre roupas íntimas de algodão: lã e materiais sintéticos podem melhorar os sintomas da alergia.
Urticária fria
Se, depois de uma caminhada em um dia gelado, a pele ficar vermelha, coçar, formar bolhas e os sintomas desagradáveis não desaparecerem em uma sala quente por muito tempo, você provavelmente será alérgico ao frio. Os mecanismos de sua ocorrência diferem das reações alérgicas comuns, de modo que os médicos a atribuem ao grupo de pseudo-alergias. De fato, não há alérgenos em si. Há um fator físico - ar frio e neve, que provocam sintomas desagradáveis. Em maior medida, as urticárias afetam as mulheres jovens. Aparece em áreas abertas do corpo (face, mãos), bem como nas panturrilhas, na superfície interna das coxas, sob os joelhos.
Frequentemente, o impulso para o desenvolvimento da doença é a transferência de infecções ou processos inflamatórios crônicos no corpo (amigdalite, sinusite, cárie, colelitíase, etc.).
Gorjeta
Se você sofre de urticária fria, aqueça-se gradualmente.Tente não usar almofadas de aquecimento, aquecedores ou tomar um banho quente ou chuveiro imediatamente após retornar do frio - isso pode agravar sintomas desagradáveis.
Cuidado, cosméticos!
Ao comprar novos rímel, creme ou perfume, preste atenção ao conteúdo de substâncias alérgicas neles.
PRESERVATIVOS Estes incluem parabenos, tetranil U, formaldeído, bronopol. Mesmo sua concentração insignificante em cosméticos pode provocar alergia.
- FRAGRÂNCIAS Elas dão um cheiro agradável aos cosméticos, mas, ao mesmo tempo, essas substâncias sintetizadas artificialmente podem ser perigosas. Dê preferência a produtos sem perfume com uma quantidade mínima de impurezas.
- TINTOS Os produtos corantes para sobrancelhas e pestanas, especialmente com compostos de cromo, podem causar lacrimação, coceira nas mucosas dos olhos, espasmos e inchaço das pálpebras.
ÓLEOS ESSENCIAIS São usados como conservantes, fragrâncias. Em altas concentrações, eles penetram nas camadas mais profundas da pele e são alérgenos perigosos.
Dermatite de contato
Ocorre em locais onde a pele entra em contato com um dos alérgenos. Estes últimos podem incluir relógios de metal, sabonete, xampu, sabão em pó, detergentes para lavar louça, cosméticos, perfumes, luvas de látex, tintas e vernizes, materiais de construção etc. No inverno, produtos de couro e peles podem causar dermatite de contato: sapatos, luvas e luvas, colarinhos. Nesse caso, geralmente os culpados da dermatite não são lã ou pele, mas as substâncias com as quais os produtos são processados durante a pintura ou a limpeza a seco.Com a dermatite de contato, ocorre uma reação alérgica local da pele a um alérgeno químico, o que causa muitos problemas.
Gorjeta
Você comprou uma coisa de peles? Não deixe de testá-lo: esfregue a parte interna do antebraço com pêlo e aguarde 4-5 horas. Se você notar dermatite na pele, é melhor devolver o item imediatamente à loja.
Menu à direita
Muitas vezes, o impulso para o desenvolvimento da dermatose pode ser alguns alimentos. Portanto, pessoas com hereditariedade "alérgica" precisam dar preferência a uma dieta hipoalergênica.
É aconselhável excluir da dieta leite, frango, ovos, peixe, frutas cítricas, enlatados, carnes defumadas, frituras, café, chocolate, mel, nozes. A base da dieta deve ser vegetais, laticínios, cereais, carne cozida.
-Fotodermatose
Quando a pele reage excessivamente à radiação solar, os locais abertos são os mais afetados: rosto, orelhas, pescoço, decote, mãos. Com tendência à fotodermatose, os medicamentos com efeito fotossensibilizante (tetraciclina, antifúngico, diuréticos etc.) devem ser usados com cautela - aumentam ainda mais a sensibilidade da pele aos raios UV. Além disso, alguns alimentos (limão, figos, salsa, mostarda, cenoura, aipo) também contêm substâncias fotossensibilizantes e podem agravar o curso da doença.
Gorjeta
Você vai descansar em países quentes no inverno? Lembre-se de trazer protetor solar com você. Indo para a praia, não use perfume e tente não tomar pílulas - provocadores de alergias.
TEXTO: ELENA SHVEDOVA.FOTO: PICTUREPRESS / EASTNEWS; CAT DE ABRIL / PICSFIVE / MARA ZEMGALIETE / FOTOLIA.COM (3); MEIOS DE LEGIÃO (3).